Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE51 - Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde (TODOS OS DIAS)

33791 - DESAFIO DO TELEATENDIMENTO DE APOIO AO MANEJO DO COVID-19 NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM
DIULLY SIQUEIRA MONTEIRO - RESIDENTE DO PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA UEPA, ROSINELLE JANAYNA COÊLHO CALDAS - RESIDENTE DO PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA UEPA, ÁTILA AUGUSTO CORDEIRO PEREIRA - VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES; MESTRANDO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE NA AMAZÔNIA


Objetivos: relatar a experiência das ações de teleatendimentos de casos suspeitos e confirmados para Covid-19. Métodos: Estudo descritivo, fruto de um processo de reflexões críticas acerca dos teleatendimentos composto por monitoramento do estado de saúde dos casos notificados e orientações quanto as condutas de isolamento social e cuidados aos quadros clínicos. Vivenciado por residentes do Programa Estratégia Saúde da Família da UEPA e profissionais da Vigilância Epidemiológica, as ações foram desenvolvidas nas Vigilâncias em Saúde da Região Metropolitana de Belém (RMB), no período março a abril de 2020. Resultados: As ações de monitoramento e orientações oportunizam a população, informações importantes capazes de dar maior resolutividade aos seus problemas de saúde e como lidar com os sinais e sintomas iniciais do Covid-19, identificando precocemente os sinais de alarme e a procura pelo serviço correto. Contudo, a fragilidade da Atenção Primária à Saúde (APS) e ausência de hospitais de retaguarda na região estudada leva uma grande demanda de pessoas à procura de informações e atendimentos nas emergências. Essa demanda se reflete no serviço de teleatendimento destes municípios, inviabilizando o cumprimento das diretrizes definidas pela autoridade sanitária nacional que preconiza monitoramento a cada 24h ou 48h a depender do caso. Soma-se a isso o histórico sucateamento do SUS e em especial da Vigilância em Saúde. Conclusões: O teleatendimento pode ser uma ferramenta imprescindível, se descentralizado em cada ponto da APS para o acompanhamento dos casos de Covid-19 no contexto da pandemia. Essas ações perpassam por uma expansão significativa da APS na região Norte.

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