22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE51 - Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde (TODOS OS DIAS) |
35487 - TELEMONITORAMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS: UM PROJETO DE EXTENSÃO ISABELLA DE ALMEIDA KRAUSER - USP, JÉSSICA HELEN RAYMUNDO ALVES - UFRJ, VICTOR DE OLIVEIRA TORRES - UFRJ, FELIPE CAETANO DA CRUZ - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, JANAÍNA SANTOS MENDES - UFRJ, CASSIANO MENDES FRANCO - UFRJ, NATÁLIA SANTANA PAIVA - IESC UFRJ
Em meio à pandemia de coronavírus Sars-CoV-2, seguindo orientações de isolamento/distanciamento social e monitoramento de sintomáticos respiratórios suspeitos de Covid-19 na Atenção Básica, para melhor acompanhamento e vigilância em saúde, alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e estagiários-bolsistas da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, em conjunto com docentes e profissionais da Atenção Básica, elaboraram um projeto de extensão com telemonitoramento de casos suspeitos de Covid-19. Objetivo: refletir sobre implementação, execução e repercussões do projeto. Métodos: relato de experiência, com reflexão crítica em diálogo com revisão de literatura. Resultados: o telemonitoramento permitiu que alunos planejassem e estivessem de forma ativa na atuação frente à pandemia, com perguntas padronizadas para avaliação de riscos e orientações pautadas em evidências. Contribuiu para isolamento de sintomáticos respiratórios, diminuindo saturação do sistema de saúde, circulação de pessoas nos serviços de saúde e na comunidade e favorecendo acompanhamento por meio de cuidado integral, com abordagem de questões demográficas, clínicas, de vulnerabilidade social e de promoção do autocuidado. Tais ações permitiram rastreamento de contactantes, maior resolubilidade de casos, entre outros aspectos positivos. Entretanto, houve limites impostos pela tecnologia, como a ausência de exame físico, instabilidade da rede telefônica e percepção prejudicada de aspectos subjetivos do adoecimento. Conclusões: o projeto de telemonitoramento foi uma oportunidade de colocar em prática o telecuidado, inserindo alunos nesse novo meio de saúde e garantindo, através de potente ferramenta de vigilância em saúde na Atenção Básica, acesso, longitudinalidade e integralidade aos usuários do Sistema Único de Saúde.
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