22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE51 - Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde (TODOS OS DIAS) |
35575 - AUTOCUIDADO NA PUBERDADE ENTRE ESCOLARES NO ENSINO FUNDAMENTAL II: RELATO DE EXPERIÊNCIA ANDRÉA LIZABETH COSTA GOMES - INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIENCIAS, CAMPUS PAULO FREIRE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA, CLEIDIANE C. ANUNCIAÇÃO - INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIENCIAS, CAMPUS PAULO FREIRE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA, HUÁTILA F. BRITO - INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIENCIAS, CAMPUS PAULO FREIRE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA, TAMYLLES R. BASTOS - INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIENCIAS, CAMPUS PAULO FREIRE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA, ANA CAROLINA L. CARNEIRO - INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIENCIAS, CAMPUS PAULO FREIRE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
Objetivos: apresentar ações de educação em saúde junto a escolares no ensino fundamental II, território na Estratégia de Saúde da Família, Teixeira de Freitas, Bahia.
Métodos: atividades de vivências no território realizadas nas “Práticas Integradas em Saúde: Territorialização e Análise de Situação de Saúde” da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em 2019.3. A temática do autocuidado na puberdade surgiu via entrevistas, com informantes-chave (escolares, equipe de saúde, dirigentes e professores), e via diários de campo. A construção das atividades foi via metodologias ativas (planejamento, discussões, ajustes, elaboração dos materiais) e devolutiva dos relatórios para informantes-chave.
Resultados: dois planos educativos, totalizando a participação de 241 escolares, em todas as turmas do matutino. As sessões com foco em higiene pessoal (variação hormonal, produção de fluídos) e imunização (vacinas na puberdade), realizadas no auditório da escola para turmas dos 6º e 7º anos com dinâmicas da educação em pares. As sessões em saúde mental e perspectiva de futuro para turmas dos 8º e 9º anos realizaram-se visitas guiadas e roda de conversa na UFSB. Os escolares atribuíram de 0 a 10 pontos para componentes do conceito ampliado de saúde. Obtendo-se na pontuação 10: alimentação, 67,5%; moradia, 18,4%; saneamento básico, 25,4%; meio ambiente, 28,9%; educação, 21,9%. A formação da nuvem de palavras resultou: 21 vezes “vida”; 18 “alimentação”; 16 “boa”; 15 “física”; e 10 “mental”.
Conclusões: ações de educação em saúde na escola são relevantes, por ser local de formação de agentes transformadores da sociedade.
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