Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE51 - Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde (TODOS OS DIAS)

35576 - PROJETO “SEMEANDO SAÚDE E BEM VIVER” PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ANDRÉA LIZABETH COSTA GOMES - INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIENCIAS, CAMPUS PAULO FREIRE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA, AMANDA XAVIER - INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIENCIAS, CAMPUS PAULO FREIRE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA, BÁRBARA GONÇALVES - INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIENCIAS, CAMPUS PAULO FREIRE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA, ELIANE COELHO - INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIENCIAS, CAMPUS PAULO FREIRE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA, LUIZA BRAGA - INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIENCIAS, CAMPUS PAULO FREIRE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA


Objetivos: partilhar potencialidades de saberes e práticas entre escolares, em território da Estratégia de Saúde da Família, Teixeira de Freitas, Bahia.

Métodos: o projeto surgiu após o componente curricular “Práticas Integradas de Promoção e Vigilância em Saúde” da Universidade Federal do Sul da Bahia em 2018. Considerando o vasto aprendizado nas ações decidiu-se ampliar as atividades (via projeto) para todas as turmas do ensino fundamental I, na mesma escola da rede municipal. A realidade do “bullying” no ambiente escolar foi o ponto de partida para buscar as motivações de determinadas atitudes. Foi utilizado questionário autopreenchido contendo perguntas objetivas e discursivas sobre conceito ampliado de saúde e questões específicas como autoavaliação de saúde, hábitos de higiene pessoal e “bullying”.

Resultados: após apresentação dos resultados para professores, representante da secretaria de educação e equipe de saúde da família do território ocorreu uma oficina de produção de sabonetes artesanais. A partir do conjunto de informações, foi executado o plano de ação, abordando autocuidado em saúde via educação em pares. As atividades educativas ocorreram na quadra da escola, por turma, via roda de conversa e jogo da trilha da saúde (sendo ofertada trilha impressa para continuar a brincadeira em casa). Nas turmas de 4º e 5º ano, foram anexados folder informativo, amostras de sabonetes artesanais e receita.

Conclusões: compartilhar diferentes modos de bem viver no ambiente escolar cria possibilidades no pensar e no agir dos atores sociais para promoção da saúde.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS