22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE51 - Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde (TODOS OS DIAS) |
35817 - ESTRATÉGIAS DE IMUNIZAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ATENÇÃO PRIMÁRIA DO ESTADO DA BAHIA. AMANDA COSTA MELO - MS/LAIS UFRN, ROBERTA LUCIANA RODRIGUES BRASILEIRO DE CARVALHO - MS/LAIS UFRN
Resumo
Introdução: O Projeto Força Tarefa, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Diretoria da Vigilância Epidemiológica e Diretoria da Atenção Básica, elaborou estratégias para ampliação das coberturas vacinais do Estado, no contexto da Covid-19.Objetivos: Promover discussões sobre a integração das ações de vigilância e atenção básica, com foco na melhoria das coberturas vacinais no Estado. Métodos: Pesquisa descritiva-exploratória, relacionada ao campo da Pesquisa Social. Participaram os coordenadores e técnicos das diretorias de saúde, apoiadores institucionais, técnicos de vigilância, atenção básica e imunização dos Núcleos e Bases Regionais de Saúde e dos 16 municípios de grande porte do Estado. Para coleta de dados, utilizaram-se formulários virtuais para diagnóstico das salas de vacina e dos Sistemas de Informação dos municípios e para discutir estratégias de planejamento e integração das ações de imunização. Resultados: Foram realizados 38 Webs reuniões integradas com os técnicos dos municípios, Núcleos e Bases Regionais de Saúde; implantação e 7 encontros mensais virtuais do Fórum Estadual de Imunização; 32 oficinais de educação permanente sobre Sistemas de Informação em Imunização. Desses encontros, elaborou-se o Manual de Boas Práticas em Imunização, no contexto da pandemia da Covid-19, e Protocolo de Mutirão de Registro de doses de vacinas aplicadas e não lançadas nos Sistemas de Informação. Conclusões: As estratégias desenvolvidas firmaram-se como relevantes para a integração das ações de vigilância e atenção básica no enfrentamento das baixas coberturas vacinais no Estado, em tempos de Pandemia, bem como potencializaram a comunicação e a educação permanente.
|