22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE51 - Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde (TODOS OS DIAS) |
35985 - REFLEXO DAS MEDIDAS RESTRITIVAS NOS INDICADORES DE COVID-19 DO MUNICÍPIO DE NITERÓI CIANE DOS SANTOS RODRIGUES - FIOCRUZ, JOSY MARIA DE PINHO DA SILVA - UFRJ, MÍRIAM RIBEIRO DA CONCEIÇÃO - UFF
Objetivo
Analisar a evolução dos indicadores que compõem o indicador síntese de COVID-19 no município de Niterói, após medidas restritivas pactuadas entre Prefeituras de Niterói e Rio de Janeiro, a partir de 26 de março.
Método
Estudo descritivo dos indicadores que compõem o painel de monitoramento de COVID-19 de Niterói, bem como, das ações tomadas pelo município publicadas nas páginas da prefeitura.
Resultados
Foram publicados 3 decretos da prefeitura voltados para o isolamento social.
O indicador síntese do município que havia chegado a pontuação de 12,8 (sinal laranja de atenção máxima) sofreu redução nas semanas seguintes, voltando ao sinal amarelo de alerta máximo, com a pontuação 9,0.
As principais taxas contribuíram para a melhora da situação epidemiológica foram as de internações que medem a velocidade do avanço e as de ocupação hospitalar, com ênfase na rede privada.
Entretanto, embora o movimento de crescimento tenha sido estabilizado, a taxa de ocupação hospitalar de UTIs públicas ainda está em situação de alerta máximo.
Conclusões
Tendo em vista as análises apresentadas, os decretos da prefeitura contiveram a aceleração que vinha sendo observada no painel de monitoramento, em especial nas taxas relativas às internações por COVID-19.
Esse comportamento é semelhante ao de outros municípios, com estabilização da onda de crescimento de casos e internações, mas sem baixar a curva.
Contudo, a situação epidemiológica ainda não mostra tendência de queda, por isso, alertamos para possível impacto na rede assistencial e elevadas taxas de mortalidade, em função do prolongamento de taxas de ocupação de UTI elevadas.
|