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22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE51 - Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde (TODOS OS DIAS)

36112 - DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO FUZZY PARA INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA COVID-19
ERIKA FONSECA CAMARGO MARSICO - IESC/UFRJ E HUCFF/UFRJ, ANTONIO JOSÉ LEAL COSTA - IESC/UFRJ, MARIA STELLA DE CASTRO LOBO - IESC/UFRJ


A credibilidade do sistema de vigilância depende da capacidade diagnóstica dos serviços de saúde , destacando a importância dos testes laboratoriais e de recursos complementares. A acurácia do teste molecular para o diagnóstico da COVID-19 pode ser afetada por condições pré-analíticas e por variáveis como tempo de doença, carga viral e material clínico. Assim, diante do teste negativo, a investigação epidemiológica deve considerar outros elementos para classificação final do caso suspeito. Objetivo: Desenvolver um modelo baseado na lógica fuzzy para apoio à investigação epidemiológica da COVID-19 em pacientes hospitalizados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com teste molecular negativo num hospital universitário do município do Rio de Janeiro. Métodos: Será desenvolvido um modelo matemático baseado em lógica fuzzy, pelo método de inferência Mamdani, a partir da experiência de infectologistas, cujo desempenho será avaliado por meio de estimativas de sensibilidade e especificidade, baseadas na análise da curva ROC. Resultados: A primeira etapa do estudo consistiu em entrevistas com três infectologistas que levantaram como variáveis de entrada para o modelo o cenário epidemiológico, apresentação clínica e tomográfica, marcadores inflamatórios, história vacinal e diagnósticos diferenciais. Conclusão: Um modelo fuzzy pode simular o conhecimento do especialista em situações onde a subjetividade e a imprecisão prevalecem na tomada de decisão. O critério a ser considerado pela vigilância epidemiológica para a classificação final do caso suspeito de COVID-19 pode ser definido também a partir de parâmetros relevantes no contexto clínico e epidemiológico, utilizados pelo especialista a partir de sua experiência para decisão diagnóstica.

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