Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE51 - Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde (TODOS OS DIAS)

36480 - ANÁLISE DO IMPACTO DA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE DE 2018 POR SÉRIES TEMPORAIS DE TWEETS
DIEGO DIOVANNY MORAES POLONIO NARDOTTO - FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, BRASÍLIA, BRASIL, HERVALDO SAMPAIO CARVALHO - FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, BRASÍLIA, BRASIL, IÊDA MONALISA DA SILVA RIOS - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES, BRASÍLIA, BRASIL, CARLOS CASTILLO-SALGADO - EPIDEMIOLOGY DEPARTMENT, JOHNS HOPKINS UNIVERSITY BLOOMBERG SCHOOL OF PUBLIC HEALTH, BALTIMORE, U.S.A.


Objetivos: Avaliar o impacto populacional da campanha de vacinação medido em mídias sociais.
Métodos: Utilizou-se a Interface de Programação de Aplicações do Twitter para minerar tweets de fevereiro a setembro de 2018 na população brasileira contendo informações a respeito de sintomas, diagnósticos e agentes etiológicos de infecções respiratórias. Os tweets obtidos foram posteriormente divididos em variáveis relativas às informações supracitadas e finalmente tabulados por frequência em cada variável ao longo dos dias de coleta. Os dados foram corrigidos para as semanas epidemiológicas, normalizados e usados para construir séries temporais das variáveis com uso da linguagem de programação R. Usou-se regressão polinomial local pelo método LOESS para analisar o comportamento dessas séries em R e, por fim, compararam-se os seus comportamentos.
Resultados: As séries sobre sintomas respiratórios, apresentando tendência de crescimento, mostraram estabilização após a semana 19, 2 semanas após o início da campanha de vacinação. Observou-se queda acentuada das séries sobre gripe e virose, especialmente após a semana 24, seguida por estabilização. A série de sintomas respiratórios de gravidade registrou aumento após a semana 24, com tendência de queda acentuada após a 31. As menções nos tweets a respeito da vacinação eram muito raras; entretanto, após o início da campanha houve uma explosão de tweets sobre vacinação e influenza.
Conclusões: A análise prospectiva rigorosa de tweets é ferramenta poderosa de vigilância epidemiológica, podendo avaliar o impacto populacional da campanha de vacinação medido em mídias sociais.

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