22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE51 - Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde (TODOS OS DIAS) |
37519 - ANÁLISE DAS NOTIFICAÇÕES RECEBIDAS PELO PLANTÃO CIEVS RIO EM 2020 E O IMPACTO DA COVID-19 LUCIANA DE ALMEIDA PINTO - SMSRJ, CAIO LUIZ PEREIRA RIBEIRO - SMSRJ, AMANDA PEREIRA ESPINDOLA - SMSRJ, NATHALIA DE ALMEIDA PAIVA PINTO GOULART - SMSRJ, KAROLINE MOREIRA DUFFRAYER - SMSRJ, POLIANA HILÁRIO MAGALHÃES - SMSRJ, MARINA MARIA BALTAZAR DE CARVALHO - SMSRJ, JULIANA DIAS VIEIRA LIMA - SMSRJ
Objetivos: Descrever as notificações recebidas pelo plantão CIEVS RIO no ano de 2020 e o impacto da COVID-19.
Métodos: Estudo descritivo e retrospectivo, baseado nas notificações recebidas pelo plantão CIEVS RIO em 2020. Análises: meio de comunicação; período de acionamento; doenças e agravos de notificação compulsória; impacto da COVID-19. Processamento dos dados: Excel.
Resultados: Foram recebidas 5.603 comunicações, 98,9% relacionadas a Eventos de Interesses em Vigilância em Saúde, a maioria em horário não administrativo (83,8%). Deste total 43,6% foram por e-mail; 38,3% por ligação e 18,1% por WhatsApp. As notificações mais frequentes foram: SRAG (63,3%), Coronavírus (18,9%), Violências (5,8%) e Sarampo (4,4%). A Pandemia pelo novo Coronavírus impactou diretamente nas atividades e ações da equipe, elevando consideravelmente os acionamentos e notificações se comparado aos anos anteriores (2019: 1.558). Vale salientar que além do recebimento das notificações e orientações aos profissionais de saúde, o Plantão CIEVS Rio atuou em campo nas investigações epidemiológicas e laboratoriais de surtos e casos de COVID-19 e em outras doenças e agravos inusitados.
Conclusões: Os eventos notificados foram devidamente investigados e monitorados com ações específicas junto aos demais setores envolvidos. Pode-se observar que as notificações foram de doenças de notificação imediata, em maioria. A atuação da equipe CIEVS Rio permite a notificação, investigação e ação oportuna das doenças e agravos no MRJ e garante o fortalecimento do SUS frente ao processo de alerta e respostas às emergências em Saúde Pública.
|