22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE51 - Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde (TODOS OS DIAS) |
37790 - PROTOCOLO DE IDENTIFICAÇÃO SEGURA - RELATO DE EXPERIÊNCIA DE TREINAMENTO EM SERVIÇO LOUYSE TEIXEIRA DE SOUZA - HUWC/UFC/EBSERH, RENATA ROCHA DA COSTA - HUWC/UFC/EBSERH, ANDREINA FONTENELE TEIXEIRA - HUWC/UFC/EBSERH, PAULA MANUELA RODRIGUES PINHEIRO BERTONCINI - HUWC/UFC/EBSERH, MARCIA MARIA COSTA DA SILVA - HUWC/UFC/EBSERH, MARIA DO SOCORRO DA SILVA CARNEIRO - HUWC/UFC/EBSERH, MARIA MÔNICA MOTA FERNANDES - HUWC/UFC/EBSERH, SUYANE REBOUÇAS DE OLIVEIRA ALVES - HUWC/UFC/EBSERH, MONA LISA MENEZES BRUNO - HUWC/UFC/EBSERH
Objetivo: O estudo tem por objetivo descrever a experiência de treinamento em serviço sobre identificação segura do paciente. Métodos: O estudo é do tipo relato de experiência que aborda o treinamento realizado sobre o Protocolo de Identificação Segura do Paciente em um Hospital Universitário de Fortaleza-CE. O treinamento foi realizado no período de outubro e novembro de 2020, em 06 unidades de internação, sendo 03 unidades de clínica médica e 03 unidades de clínica cirúrgica com os profissionais que compõem a equipe assistencial, mediante a aplicação de um jogo de afirmações que seriam respondidas como verdadeiras ou falsas, e abordavam os pontos chaves do Protocolo de Identificação Segura. Resultados: Os profissionais demonstraram conhecimento sobre o protocolo à medida que as questões eram abordadas, e relataram sugestões para a melhoria das não conformidades encontradas no diagnóstico situacional realizado em outubro de 2020. Os participantes reconhecem a importância e necessidade da adesão ao protocolo e apresentaram alternativas para manutenção da integridade das pulseiras de identificação do paciente, contudo discutiram sobre a necessidade de uso de produtos de melhor qualidade para fins de legibilidade, maior durabilidade da pulseira e evitando desperdícios relacionados a produto e serviços. Conclusões: A realização de treinamentos sobre o Protocolo de Identificação Segura do Paciente constitui-se em uma estratégia importante para o envolvimento da equipe assistencial, dos usuários do serviço de Saúde, dos colaboradores das áreas de apoio e da gestão, na adesão ao protocolo e na melhoria da qualidade da assistência e segurança do paciente.
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