22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE51 - Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde (TODOS OS DIAS) |
38142 - PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCA EM COMUNIDADE QUILOMBOLA NO NORDESTE PARAENSE GUSTAVO BEZERRA DOS SANTOS LIRA - UFPA, MAYRA EMANUELE MAGALHÃES ALVES - UFPA, GABRIEL MÁCOLA DE ALMEIDA - UFPA, RAQUEL RODRIGUES BASTOS - UFPA, CARLA SUELI DO VALE MARINHO - UFPA, ISABELA GURSEN DE MIRANDA ARRAES - UFPA, LEONARDO DE SOUZA LOUZARDO - UFPA, LORENA NASCIMENTO SOUTO - UFPA, MARIA MANUELLE DOS SANTOS MOURA - UFPA, RAMOM BRENO TAVARES LEITE DOS SANTOS - UFPA, THAIS CUNHA SILVA - UFPA, VICTOR DIOGO QUARESMA - UFPA, LILIANE SILVA DO NASCIMENTO - UFPA
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de odontologia da Universidade Federal do Pará em atividade de educação popular em saúde na prevenção do câncer oral na comunidade quilombola Itacoã-miri, no município de Acará-Pará, além de apresentar os impactos imediatos gerados ao coletivo focal da região. Métodos: O projeto extensionista "Prevenção ao câncer de boca: de ponto a ponto, de vila em vila na Amazônia" propõe troca de conhecimentos, desenvolver ferramentas de autoexame bucal e reconhecimento corporal a populações vulneráveis da Amazônia, através de linguagem concisa e popular em ônibus, feiras e espaços coletivos focais do estado. A atividade foi realizada no “Dia-D” da Consciência Negra em parceria com a Defensoria Pública paraense. Resultados: A atividade deu-se por via construtiva, utilizando-se de conversações, troca de saberes e experiências; gesticulações para ensinar a palpação ganglionar de cabeça e pescoço e realização de autoexame oral para detecção precoce de possíveis lesões malignas. Observou-se uma barreira inicial com o grupo, uma vez que se recusaram a sair de seus lugares na fila para a sala da atividade; o que foi contornado pela equipe com a ideia de levar todo o material e esforços para as filas. Apresentou-se um material em banner ilustrativo 120x90cm contendo imagens de lesões malignas do Hospital Universitário João de Barros Barreto, possibilitando melhor dinâmica e entendimento. Conclusões: Foi possível construir verdadeiras pontes para o conhecimento da população, além de proporcionar um espaço de aprendizado para os discentes acerca dos preceitos extensionistas da universidade.
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