Comunicação Oral Coordenada

23/11/2021 - 09:00 - 10:10
COC 02 - SAÚDE DA CRIANÇA 1

36134 - CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA, PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
JULIANA ARAUJO TEIXEIRA - INSTITUTO DE SAÚDE, SES-SP, MARITSA CARLA DE BORTOLI - INSTITUTO DE SAÚDE, SES-SP, REGINA TOMIE IVATA BERNAL - ESCOLA DE ENFERMAGEM, UFMG, SONIA ISOYAMA VENANCIO - INSTITUTO DE SAÚDE, SES-SP


Objetivos. Testar relações múltiplas e simultâneas entre condição socioeconômica, participação em programas sociais e seus efeitos sobre o desenvolvimento infantil (DI). Métodos. Foram analisados dados do estudo transversal PIPAS Ceará 2019, realizado com 6.447 cuidadores de crianças de 0-59 meses durante a campanha de multivacinação. O DI foi mensurado pelo QAD-PIPAS, elaborado e validado pela pesquisa, no qual crianças com escore Z <–1DP foram consideradas com suspeita de desenvolvimento inadequado. A modelagem de equações estruturais considerou um modelo teórico onde a condição socioeconômica desfavorável (variável latente de escolaridade materna/ <8 anos de estudo; situação de trabalho do chefe da família / desempregado; e insegurança alimentar / se nos últimos 12 meses a família havia se preocupado em a comida acabar antes que pudessem comprar mais) está diretamente associada ao desenvolvimento infantil e indiretamente via participação em programas de transferência de renda (Bolsa Família/outros) e programas de primeira infância (Criança Feliz, Mais Infância Ceará/Cartão Mais Infância, PADIN, Cresça com seu Filho e outros). Resultados. A condição socioeconômica desfavorável teve um efeito positivo direto sobre a chance de apresentar desenvolvimento infantil inadequado (0,20; p < 0,001). Quando mediado pela participação em programas de transferência de renda (-0,04; p = 0,01) e em programas de primeira infância (-0,01; p = 0,03), a condição socioeconômica desfavorável apresentou um efeito negativo indireto sobre desenvolvimento infantil inadequado. Conclusões. A participação em programas de transferência de renda e programas de primeira infância diminuiu o impacto negativo da condição socioeconômica inadequada sobre o desenvolvimento infantil.

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