23/11/2021 - 09:00 - 10:10 COC 07 - ESTADO NUTRICIONAL DE MÃES E GESTANTES |
32575 - USO DE SUPLEMENTOS E CONCENTRAÇÕES SÉRICAS DE ÁCIDO FÓLICO EM GESTANTES MARLY A. CARDOSO - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, PAULO A.R. NEVES - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, MAÍRA B. MALTA - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, LUCIANA Y. TOMITA - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA, ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Objetivo: A Organização Mundial da Saúde preconiza a suplementação com ácido fólico de 0,4 mg/dia no primeiro trimestre de gestação para prevenção de defeitos no tubo neural do feto. No Brasil, a dose utilizada em comprimidos de ácido fólico distribuídos pelo SUS é de 5mg/dia. O presente estudo investigou a associação entre uso de suplementos e concentrações séricas de ácido fólico em gestantes do município de Cruzeiro do Sul, Acre.
Método: Dados sobre condições socioeconômicas e de saúde de participantes do estudo de coorte MINA-Brasil (Saúde e Nutrição Materno Infantil no Acre) foram utilizados nesta análise. No total, 553 gestantes foram acompanhadas até o parto. Características do estilo de vida, incluindo o uso de suplementos com múltiplos micronutrientes e megadose de ácido fólico (MAF, 5mg/dia), e dados bioquímicos foram coletados no segundo e terceiro trimestres gestacionais. As concentrações séricas de folato (ng / mL) foram medidas por cromatografia líquida de alta resolução.
Resultados: No geral, 390 (70,5%) gestantes relataram uso diário de MAF; 21 (3,8%) não souberam informar. Os valores medianos e as faixas interquartis de folato sérico entre as mulheres em uso de MAF nos 2º (12,8; 9,3-18,8) e 3º (10,1; 7,3-14,2) trimestres gestacionais foram maiores quando comparados aos valores observados entre não usuárias (2º trimestre: 10,1; 7,4-15,1 e 3º trimestre: 8,6; 6,1-12,9). O uso da MAF não foi associado ao risco para malária e anemia.
Conclusões: O uso de MAF foi associado a altas concentrações séricas de ácido fólico em gestantes na Amazônia Ocidental Brasileira.
|