24/11/2021 - 09:00 - 10:10 COC 30 - ESTRATEGIAS NÃO FARMACOLÓGICAS NA PANDEMIA POR COVID-19 |
37968 - ATUAÇÃO UNIVERSITÁRIA NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM SINOP, MATO GROSSO ANA LUCIA SARTORI - UFMT-SINOP, DARLEY MARIA OLIVEIRA - UFMT-SINOP, NEIVA PEREIRA PAIM - UFMT-SINOP, MARCUS AURÉLIO BARBOZA DE OLIVEIRA - UFMT-SINOP, GEOVANA CAVALET - SMS DE SINOP, ANA PAULA FERNANDES - SMS DE SINOP
Objetivo: Relatar a experiência de uma universidade pública no enfrentamento da pandemia de COVID-19 em Sinop/MT.
Métodos: A partir de março/2020, projetos de extensão foram organizados por docentes e discentes dos cursos da área de saúde do Câmpus Universitário de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para apoiar o enfrentamento da COVID-19. Os projetos atuaram i) no atendimento à população por demanda espontânea-Call Center e ii) na vigilância epidemiológica de casos suspeitos e/ou confirmados-Vigilância COVID-19. A operacionalização do atendimento à população se concentrou em um centro telefônico no Câmpus, composto por 10 salas individuais equipadas com telefones, computadores e internet, das 7:30 às 17:30, durante todos os dias da semana.
Resultados: O projeto Call Center atendeu cerca de 650 indivíduos, com foco no combate de mitos e fake news, orientação sobre serviços de saúde disponíveis, monitoramento de sinais/sintomas e telemedicina.
No projeto Vigilância COVID-19, os casos suspeitos e/ou confirmados para COVID-19 notificados no município e seus contactantes foram monitorados quanto a sinais/sintomas por período de até 14 dias ou mais. Aproximadamente 7000 usuários foram contatados para atendimento individualizado. A identificação de sinais/sintomas indicativos de agravamento do quadro permitiram o encaminhamento para atendimento presencial.
Conclusão: Os projetos de extensão contribuíram para a redução do fluxo de pessoas suspeitas e/ou confirmadas para COVID-19 nos serviços de saúde de Sinop/MT, o planejamento da assistência, o atendimento precoce, a formação acadêmica multiprofissional e interdisciplinar, a implementação da telemedicina e a efetivação da integração entre ensino-serviço.
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