24/11/2021 - 09:00 - 10:10 COC 34 - ENSINO, MÉTODOS E TÉCNICAS EM EPIDEMIOLOGIA |
36067 - SALA DE SITUAÇÃO EM SAÚDE: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO EM EPIDEMIOLOGIA E COVID-19 NO BRASIL ROGER FLORES CECCON - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, CARLOS ALBERTO SEVERO GARCIA JÚNIOR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, FABIANE PERONDI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, LUIZ ANDRE PRANGE DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Objetivos: Descrever experiências de ensino em epidemiologia a partir da criação de um espaço de análise estratégica do cenário atualizado das hospitalizações por COVID-19 no Brasil. Métodos: Trata-se de um projeto realizado por meio da construção de uma ferramenta de gestão, denominada “Sala de situação em saúde”, que propõe publicizar informações epidemiológicas analisadas das internações por COVID-19 (www.saladesituaçãoufsc.com.br). Os dados são relativos aos hospitais públicos e privados do país e são coletados semanalmente da base de dados do SIVEP-Gripe por um grupo de estudantes e professores da Escola de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina. São investigadas sete variáveis referentes às características sociodemográficas, de risco individual e clínicas. Para a análise, são realizadas inferências estatísticas descritivas e analíticas. Resultados: As experiências de ensino ocorrem por meio do acesso a sistemas de informação, manuseio de banco de dados, construção de indicadores de saúde, elaboração de gráficos e mapas, análise e interpretação de dados e escrita científica de boletins epidemiológicos. Este projeto tem contribuído na produção de conhecimento e ensino em epidemiologia entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores, profissionais de saúde e gestores, além de possibilitar subsídios para a tomada de decisão na pandemia. Conclusões: As experiências de ensino oriundas da Sala de Situação representam formas de democratização do conhecimento e articulação entre pesquisa-serviço-sociedade.
|