24/11/2021 - 09:00 - 10:10 COC 34 - ENSINO, MÉTODOS E TÉCNICAS EM EPIDEMIOLOGIA |
36764 - SALA DE AULA INVERTIDA COM GAMIFICAÇÃO E INFOGRÁFICOS NO ENSINO DE EPIDEMIOLOGIA VANESSA MORAES BEZERRA - UFBA
Objetivo: Partilhar a experiência de uma docente sobre o uso do método de sala de aula invertida com gameficação e construção de infográfico no ensino remoto em epidemiologia para graduandos de medicina. Método: o objetivo de aprendizagem da aula era conhecer os principais Sistemas de Informação em Saúde (SIS). Com o método de sala de aula invertida, a atividade foi organizada em três momentos: 1. pré-sala de aula, foi indicado materiais para leitura prévia sobre os SIS e orientado que os discentes buscassem outros materiais para estudo; 2. encontro síncrono (plataforma virtual), iniciado com debate sobre facilidades e dificuldades na leitura, seguido de discussão interativa sobre os SIS através de perguntas inseridas em plataforma de gameficação; 3. pós sala de aula (assíncrono), a turma foi dividida em grupos para construção de infográficos sobre os SIS. Resultados: A inserção do método ativo de ensino requer um maior tempo de planejamento, mas apresenta resultados exitosos que são observados pelos feedbacks dos alunos e as avaliações processuais. A sala de aula invertida utilizada para trabalhar os SIS, permitiu ao aluno se tornar protagonista no processo de ensino-aprendizagem. A etapa síncrona com gameficação oportunizou a participação de todos os 40 graduandos, a atividade além de interativa permitiu um aprofundamento da temática em estudo. O resultado positivo foi concretizado com os produtos apresentados através de infográficos Conclusão: Observa-se nessa experiência que um planejamento adequado com ferramentas facilitadoras contribuem na formação de estudantes críticos, autônomos, criativos e preparados para o trabalho multidisciplinar.
|