Comunicação Oral Coordenada

24/11/2021 - 14:00 - 15:10
COC 37 - EXPLORANDO DESEMPENHO DE INSTRUMENTOS E NOVAS FORMAS DE MENSURAÇÃO

32629 - EVIDÊNCIA DE VALIDADE DE CONTEÚDO DA ESCALA DE NECESSIDADE DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
CAMILA NASCIMENTO MONTEIRO - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, ANA ALICE FREIRE - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, JOANA MOSCOSO TEIXEIRA - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, TALITA REWA - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, DANIELLA SAMPAIO ZORZI - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, ALINE TELES DE ANDRADE - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, MÁRCIO ANDERSON CARDOZO PARESQUE - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, DAIANA BONFIM - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, FLÁVIO REBUSTINI - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


Objetivo: Desenvolver e buscar evidência de validade de Conteúdo da escala de Estratificação de Necessidades de Cuidado em Saúde Mental.
Método: Os itens da escala foram construídos considerando as variáveis que interferem na necessidade de cuidado em saúde mental descritas na literatura e opinião de especialistas. A variável latente que a escala busca medir é a necessidade de cuidado em saúde mental. Os dados foram categorizados em dimensões referidas pelos usuários e uma avaliada pelo profissional (clínica), totalizando 130 itens. Participou um painel heterogêneo de especialistas que inclui profissionais dos serviços de saúde, docentes e psicometristas. Com base em respostas sobre clareza, pertinência, relevância e semântica, foram calculadas razões para a validade dos itens CVR (Content Validty Ratio). O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (parecer nº 3.674.106).
Resultados: As questões do instrumento foram respondidas por 73 profissionais de todas as regiões do Brasil. Dentre os locais de atuação, 27,6% trabalhavam na ESF, 18,3% no CAPS, 6,6% no NASF, 6,6% em Universidades e 17,1% em Secretarias de Saúde. Foi aplicado o CVR com o valor crítico de 0,11, e ao final da validação de conteúdo a escala apresentou 43 itens acima do valor crítico do CVR, distribuídos em seis dimensões: social (3); autonomia (2); funcionalidade (7); relação interpessoal (7); espiritualidade (4) e histórico clínico (20). O CVR ficou entre 0,11 e 0,25.
Conclusão: A escala será uma ferramenta potente para a organização da rede, com foco na coordenação do cuidado entre APS e CAPS.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS