23/11/2021 - 17:00 - 18:10 COC 20 - EPIDEMIOLOGIA DA SAÚDE DO ADULTO: SAÚDE DA MULHER |
36283 - CARGA GLOBAL DE DOENÇAS E FATORES DE RISCO EM MULHERES ENTRE 15-49 ANOS, BRASIL, 1990-2019 JULIANA SILVANI - UFRGS, TÁSSIA ROLIM CAMARGO - UFRGS
Objetivo: Estimar as cargas de doenças e fatores de risco para mulheres em idade reprodutiva no Brasil, 1990 a 2019.
Método: Utilizou-se as estimativas do estudo Global Burden of Disease (GBD), 1990-2019, Brasil, do Institute of Health Metrics and Evaluation, Universidade de Washington. Anos de vida ajustados por incapacidade (Disability Adjusted Life Years - DALYs) foram usados como métrica de carga global de doença, seguidos do ranking de fatores de risco para mulheres na faixa etária dos 15-49 anos.
Resultados: Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) foram as principais causas de DALYs, sendo em 1990: distúrbios mentais, distúrbios musculoesqueléticos, doenças cardiovasculares, outras DCNT, distúrbios neurológicos, neoplasias. Em 2019, os distúrbios mentais e os musculoesqueléticos permaneceram entre as principais causas de DALYs (aumento de 9,15% e 8,85%, respectivamente), outras DCNT foram a terceira causa (aumento de 0,52%) e neoplasias passou para quarto lugar (aumento de 1,92%). Os principais fatores de risco foram: abuso sexual infantil e bullying, e violência por parceiro íntimo para doenças mentais; riscos ocupacionais, tabagismo e Índice de Massa Corporal (IMC) para distúrbios musculoesqueléticos; sexo inseguro, tabagismo, riscos dietéticos, uso de álcool, baixo nível de atividade física, glicose plasmática elevada, riscos ocupacionais, poluição do ar e alto IMC para neoplasias.
Conclusões: Os fatores de risco identificados pelo GBD para as principais causas de DALYs em mulheres entre 15 a 49 anos são majoritariamente modificáveis. Combater aos abusos infantis, bullying e violência, bem como políticas públicas de condições ocupacionais e de mudanças do estilo de vida devem ser implementadas.
|