Comunicação Oral Coordenada

24/11/2021 - 17:00 - 18:10
COC 46 - ESTRATÉGIAS DE ENSINO COM FOCO EM PROBLEMAS DE SAÚDE DAS POPULAÇÕES: APRENDIZAGENS BASEADAS EM INTERVENÇÕES

33778 - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO FERRAMENTA DE RESPOSTA À COVID-19
THALIA TIBÉRIO DOS SANTOS - UFJ, CAROLINA FERREIRA DA SILVA - UFJ, ISABELLA GOMES MACHADO - UFJ, IZADORA RODRIGUES DA CUNHA - UFJ, BREYNER RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR - UFJ, FELIPE DE ANDRADE BANDEIRA - UFJ, GABRIEL DE SÁ FERREIRA - UFJ, GABRIEL RAMOS MACEDO MORAES - UFJ, LAURA BORGES BANDEIRA - UFJ, LETICIA CRISTINA OLIVEIRA DIAS - UFJ, MARIA DE SOUSA AMORIM - UFJ, WANDERSON SANT'ANA DE ALMEIDA - UFJ, YASMIN DE SOUZA CARDOSO - UFJ, TRACY MARTINA MARQUES MARTINS - UFJ, BRUNO RODRIGUES FERREIRA - UFG, FABIO MORATO DE OLIVEIRA - UFJ, EDLAINE FARIA DE MOURA VILLELA - UFJ


Objetivos: Utilizar pesquisa internacional para aplicar aprendizagem baseada em projetos a estudantes durante pandemia de COVID-19. Métodos: Devido à pandemia, um consórcio internacional entre 20 países foi criado (ICPCovid) para avaliar, por meio de questionários digitais, a aderência e percepção da população em geral em relação às medidas de controle e prevenção dos respectivos países. A professora convidada para coordenar o projeto no Brasil avistou a oportunidade de desenvolver um processo de aprendizagem baseada em projetos de saúde pública envolvendo 18 membros colaboradores pertencentes ao grupo de pesquisa de Epidemiologia e Saúde Pública (EPICOL/CNPq) para sustentar a pesquisa na Universidade Federal de Jataí. Resultados: Os estudantes da graduação tiveram a oportunidade de auxiliar na elaboração do questionário e criar um painel do ICPCovid no Brasil (com o Google Drive) para que dados epidemiológicos (casos, óbitos, hospitalizações) sejam gravados e atualizados diariamente. Com os resultados, sentiram necessidade de ampliar e popularizar o acesso à informação científica, criando a Sala de Situação de Saúde. No momento, elaboram o primeiro boletim ICPCovid Brasil a ser publicado. Simultaneamente, houve oportunidade de realizar 4 propostas para o Programa de Iniciação Científica, servindo de estímulo adicional. Conclusões: O projeto permite não só que os alunos aprendam sobre a COVID-19, mas que coloquem em prática o que viram apenas em teoria sobre elaborar um plano trabalho em resposta à uma crise de saúde pública. Com isso, os alunos se tornam proativos, desenvolvem habilidades em análises epidemiológicas e aplicam o conhecimento adquirido em saúde pública.

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