Comunicação Oral Coordenada

24/11/2021 - 17:00 - 18:10
COC 48 - SAÚDE DA CRIANÇA 2

35886 - AVALIAÇÃO MULTINÍVEL DO RISCO CARDIOVASCULAR EM CRIANÇAS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
RENATA ANDRADE DE MEDEIROS MOREIRA - UFT, TIAGO RICARDO MOREIRA - UFV, ROSÂNGELA MINARDI MITRE COTTA - UFV


Objetivos: Avaliar a relação entre as características individuais e do ambiente escolar e o risco cardiovascular (RCV), em crianças de escolas participantes do Programa Saúde na Escola (PSE) em Palmas/TO. Métodos: Foram avaliadas 1106 crianças do 2º e 4º ano do Ensino Fundamental de 25 escolas públicas municipais pactuadas ao PSE em 2018. Aferiu-se peso e estatura para avaliar o Índice de Massa Corporal/Idade, e Perímetro da Cintura para análise do RCV pelo cálculo da Razão Cintura-Estatura. Avaliou-se o índice de aptidão cardiorrespiratória (T6M/t), o número de porções dos grupos alimentares diários, e das atividades ativas e não ativas diárias. O ambiente escolar foi avaliado pelo tempo de permanência na escola, atividades físicas e alimentação escolar ofertadas e ações do PSE. A relação do RCV e a variação do efeito das associações com as características individuais e do ambiente escolar foram analisadas pela regressão logística univariada e multivariada. Resultados: 10,8% das crianças apresentavam RCV. Na regressão logística multivariada a variância do RCV entre as escolas foi de 0,731 (variáveis individuais) e 0,562 (variáveis individuais e da escola) explicando 85% da variação, apresentando melhor adequação do último Modelo. RCV associou com realizar >2 atividades sedentárias/dia (OR=1,10; IC95%:1,00-1,20), T6M/t (OR=1,00; IC95%:0,99-1,00), número de porções de frutas (OR=0,85; IC95%:0,69-1,03), e leite e derivados (OR=0,80; IC95%:0,62-1,03) e estudar em escolas de tempo integral (OR=0,43; IC95%:0,22-0,82). Conclusões: Escolas de tempo integral são relevantes por propiciarem práticas de atividade física e fornecerem 3 refeições, sendo lócus de promoção da saúde e auxiliando na redução do RCV.

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