24/11/2021 - 17:00 - 18:10 COC 53 - AFERIÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR |
37591 - REPRODUTIBILIDADE DE SCREENING DIETÉTICO ONLINE ENTRE PARTICIPANTES DO ESTUDO MEATING DANIELA HIDEMI OYAFUSO - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)., MELISSA YASMIN ALVES TARRÃO - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)., JACQUELINE TEREZA DA SILVA - INSTITUTO DE PESQUISA DO HOSPITAL DO CORAÇÃO (HCOR)., MIRELLY DOS SANTOS AMORIM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)., EDUARDO DE CARLI - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)., DIRCE MARIA LOBO MARCHIONI - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)., ALINE MARTINS DE CARVALHO - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP).
Objetivo: Avaliar a reprodutibilidade de questionário tipo screening dietético auto-preenchido entre mulheres adultas do estudo MEATing, uma intervenção de Educação Alimentar e Ambiental (EAA) online.
Métodos: No período pré-intervenção, cada uma das 58 mulheres aparentemente saudáveis (18 a 59 anos) incluídas no estudo completou dois screenings de frequência do consumo alimentar no último mês, com intervalo entre 1 e 2 semanas, utilizando recursos do aplicativo Google Forms. Foi avaliado o consumo de 13 grupos e subgrupos de alimentos, incluindo, frutas, legumes e verduras, bebidas açucaradas, carnes vermelhas e processadas, peixes, cereais integrais e frituras. As duas medidas de frequências diárias do consumo alimentar foram comparadas utilizando teste de Wilcoxon, correlação de Spearman, porcentagem de concordância entre tercis e Kappa ponderado.
Resultados: As frequências de consumo de todos os grupos alimentares não diferiram entre a primeira e a segunda medidas (P >0.05) e apresentaram correlações variando de 0,61 (legumes) a 0,92 (refrigerantes) (P <0.001). Além disso, a porcentagem de mulheres que permaneceram em tercis concordantes nos dois momentos avaliados variou de 56,9% (frituras) a 81,0% (refrigerantes), enquanto a classificação em tercis discordantes opostos foi menor do que 10% para todos os alimentos. A estatística Kappa ponderado demonstrou variação de 0,43 (frituras) a 0,71 (refrigerantes) (P <0,001).
Conclusão: O screening teve boa reprodutibilidade na classificação de mulheres adultas em categorias de consumo de alimentos. Este resultado sinaliza que o questionário é uma ferramenta promissora para utilização em parte da avaliação de eficácia da intervenção de EAA online no estudo MEATing.
|