24/11/2021 - 17:00 - 18:10 COC 54 - ESTRESSORES OCUPACIONAIS, ABSENTEÍSMO E QUALIDADE DO SONO EM TRABALHADORES E TRABALHADORAS |
38042 - TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS E QUALIDADE DO SONO ENTRE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR NA BAHIA. ALINE MACEDO CARVALHO FREITAS - UEFS, CAMILA CARVALHO SOUSA - UEFS, PALOMA DE SOUZA PINHO - UFRB, TÂNIA MARIA DE ARAÚJO - UEFS
Objetivo: avaliar ocorrência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) e qualidade do sono ruim entre docentes universitários. Métodos: estudo transversal, realizado com 423 docentes de uma instituição de ensino superior pública na Bahia. Os TMC, variável exposição, foram avaliados pelo Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). A variável desfecho, percepção da qualidade de sono ruim, foi mensurada pela escala Mini-Sleep Questionnaire (MSQ). Neste instrumento, pontuações mais altas definem pior qualidade de sono. Realizou-se análise bivariada e múltipla. Resultados: A prevalência de TMC entre os docentes foi de 31,1%. A maioria da população, 61,3% declararam qualidade de sono ruim. Os TMC associaram-se à qualidade de sono ruim, com significância estatística (RP: 1,77; IC 95%: 1,51 – 2,03). A associação manteve significância estatística mesmo após ajuste pelas covariáveis: horas de sono < seis horas; autoavaliação da saúde ruim e insatisfação (RP: 1,57; IC 95%: 1,35 – 1,82). Conclusões: Verifica-se que os/as docentes universitários/as estavam expostos/as a elevada frequência de TMC, em decorrência das elevadas demandas laborais, com repercussões também na qualidade do sono. Os dados indicam que os fatores relacionados ao trabalho devem ter atenção especial na análise da situação de saúde docente, pois estes se relacionam a diversos problemas de saúde que podem ocorrer simultaneamente, um desfecho adverso se associando a outro desfecho adverso. Intervenções sobre as condições de trabalhos nocivas devem produzir efeitos positivos em diferentes desfechos sobre a saúde docentes.
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