25/11/2021 - 17:00 - 18:10 COC 73 - ESTRATÉGIAS PARA QUALIFICAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS EM EPIDEMIOLOGIA |
32792 - METODOLOGIAS ATIVAS SOBRE O ENSINO DA EPIDEMIOLOGIA NA FORMAÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS ERIKA DE VASCONCELOS BARBALHO - UECE, EVA DAKS LEITE PARENTE LIMA - UNINTA, FRANCISCO JOSÉ MAIA PINTO - UECE
Objetivo: relatar a experiência vivenciada na utilização de metodologias ativas como instrumento pedagógico para o ensino da Epidemiologia na formação de fisioterapeutas. Método: a experiência foi desenvolvida na disciplina de Epidemiologia do curso de Fisioterapia de uma instituição particular. Durante as aulas foram utilizadas metodologias ativas de ensino (team based learned, estudos de caso, trabalhos em grupo e aulas expositivas) e, ao final do semestre, os alunos formaram grupos e produziram seminários sobre os conceitos e métodos da epidemiologia e bioestatística, priorizando a criatividade em cada enfoque. Foram abordados temas sobre causalidade, epidemiologia nos serviços de saúde, interfaces da epidemiologia com a prática fisioterapêutica e métodos epidemiológicos: estudo ecológico, transversal, coorte, caso-controle e experimental/ensaio clínico. Resultados: seis grupos de quatro alunos conduziram as exposições sob a forma de jogos didáticos, vídeos educativos, encenação teatral, talk-show, paródias e construção de mapas conceituais. Alguns programas utilizados foram powerpoint®, prezi® e videoscribe. Não foi aplicado instrumento avaliativo das atividades, porém, um resultado positivo foi a maneira original e criativa utilizada pelos acadêmicos. As estratégias estimularam a curiosidade e o raciocínio sobre a incorporação da epidemiologia como instrumento de trabalho que deve ser apreendido pelo fisioterapeuta, assim como, o conhecimento específico sobre exame físico e tratamento, por exemplo. Conclusão: as atividades instigaram a compreensão de que prática em fisioterapia e o estudo da epidemiologia andam associadas, saindo do campo teórico para compor a prática em formação, uma vez que a promoção do cuidado em saúde só é possível mediante a articulação de diversos conhecimentos.
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