25/11/2021 - 17:00 - 18:10 COC 73 - ESTRATÉGIAS PARA QUALIFICAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS EM EPIDEMIOLOGIA |
36732 - FORMAÇÃO REMOTA EM EPIDEMIOLOGIA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 ELIANE DIAS GONTIJO - UFMG, CAROLINA GOMES COELHO - UFMG, ALINE DAYRELL FERREIRA SALES - UFMG, ELAINE LEANDRO MACHADO - UFMG, FLAVIA BULEGON PILECCO - UFMG, LIDYANE DO VALLE CAMELO - UFMG, GRAZIELLA LAGE OLIVEIRA - UFMG, LUANA GIATTI - UFMG, SANDHI MARIA BARRETO - UFMG
Objetivos: Descrever a adaptação da disciplina de Epidemiologia do Curso de Medicina da UFMG para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), durante a pandemia por Covid-19.
Métodos: O ERE iniciou-se no primeiro semestre de 2020 com a redução de 20% da carga horária regular. Após reuniões/oficinas de capacitação docente, o plano de ensino da disciplina foi adaptado considerando momentos síncronos e assíncronos semanais de 90 minutos cada.
Resultado: Adotou-se a estratégia de “sala de aula invertida”. Os 160 alunos, divididos em oito turmas, se preparavam previamente ao encontro síncrono seguindo roteiro de atividades assíncronas, contemplando videoaulas gravadas, vídeos de domínio público, leitura das referências recomendadas e exercícios orientados. As atividades síncronas eram direcionadas aos principais conceitos e resolução de dúvidas. As avaliações incluíram provas de múltipla escolha, seminários e metodologias como o Team-Based Learning. Avaliação final da disciplina, realizada por alunos, monitores e professores, identificou a necessidade de reduzir a extensão das atividades assíncronas.
Conclusões: A adaptação ao ERE permitiu maior homogeneização do conteúdo abordado entre as turmas, impulsionou o uso de metodologias ativas e o desenvolvimento de competências relacionadas ao trabalho em equipe e a gestão do tempo. Por outro lado, acarretou prejuízos na relação professor-aluno e impôs um enorme desafio para estabelecer um processo avaliativo isento de cópias/plágio.
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