Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT1 - VISA no SUS - Planejamento e Gestão - Licenciamento Simplificado e Processo de Trabalho em VISA

29450 - VISACOM- CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE A VIGILÂNCIA SANITÁRIA E OS SETORES REGULADOS PARA FACILITAR O REPASSE DE INFORMAÇÕES.
KEILLA ELENKEN HENRIQUES REZENDE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO JOAQUIM DE BICAS, JOSÉ MANOEL PEREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO JOAQUIM DE BICAS, VANILDA DA SILVA MAIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO JOAQUIM DE BICAS, GABRIEL DANTAS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO JOAQUIM DE BICAS, LETÍCIA DO CARMO RODRIGUES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO JOAQUIM DE BICAS


Um dos problemas encontrados pela vigilância sanitária municipal foi a dificuldade em repassar informações para o setor regulado. Destacando as informações sobre suspensão, recolhimento, dentre outros. Os objetivos são: Criar um canal de comunicação com os setores regulados para facilitar o repasse de informações e garantir que as informações encaminhadas através de atos normativos dos setores da vigilância sanitária (NGC e RE) sejam recebidas pelo setor regulado através de um programa de confirmação de recebimento. Foi criado um canal de comunicação com responsáveis pelos setores regulados através de um programa que permite o envio de mensagens e confirmação de recebimento/leitura dos atos administrativos encaminhados. O programa utilizou como ferramenta de apoio o aplicativo wattsapp. Os responsáveis pelos setores regulados repassavam um número de telefone, que era cadastrado pela vigilância sanitária municipal. Após este cadastramento, os estabelecimentos eram agrupados de acordo com as atividades fins. Semanalmente, um profissional da VISA municipal, verifica as publicações de RE e NGC e encaminha estas normativas para os setores regulados de acordo com o interesse. Os responsáveis pelos setores regulados recebem uma mensagem que contém um link que ao ser acessado, abre uma página onde estão as NGC ou RE para verificação. No final da leitura da NGC ou RE existe um ícone onde o responsável pelo estabelecimento clica alegando ter realizado a leitura destes atos administrativos, e outro ícone onde ele informa se no estabelecimento existe algum produto citado nos atos administrativos que necessitam de recolhimento. Estas informações retornam para a VISA municipal, que consegue monitorar os estabelecimentos em relação ao recebimento das informações. Foi observado uma melhora da comunicação entre o setor regulado e a vigilância sanitária municipal. Melhora do monitoramento dos setores regulados em relação ao recebimento dos atos administrativos. Este meio comunicação trouxe uma aproximação melhor entre os profissionais da vigilância sanitária e os responsáveis pelos estabelecimentos regulados. Os responsáveis pelos estabelecimentos dos setores regulados passaram a reconhecer a contribuição das ações realizadas pela vigilância sanitária em todos os níveis. Este programa é de fácil manuseio, podendo ser aplicado por qualquer profissional da vigilância sanitária.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000