Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT1 - VISA no SUS - Planejamento e Gestão - Licenciamento Simplificado e Processo de Trabalho em VISA

29634 - CLASSIFICAÇÃO DAS DEMANDAS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM UM MUNICÍPIO NO RECÔNCAVO DA BAHIA
LAÍS BERTOLDO FONSECA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, ROSE ANNE SANTOS VILAS BÔAS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA, CAROLINA GUSMÃO MAGALHÃES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, BIANCA SENA BITENCOURT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA


A vigilância sanitária, em suas origens, constituiu a configuração mais antiga da saúde pública e atualmente é sua face mais complexa. O presente artigo se propõe a abordar sobre a possibilidade de implementação de um sistema de classificação de níveis para o atendimento e cumprimento das demandas existentes na VISA a fim de otimizar o tempo/serviço da equipe no município de Santo Antônio de Jesus- BA. Trata-se de um estudo de cunho descritivo desenvolvido a partir de um plano de ação desenvolvido durante atuação no campo de estágio na Vigilância Sanitária do município ocorrido de setembro de 2018 a novembro de 2018, e em revisão literária com base em livros e artigos científicos de revistas indexadas sobre a classificação no atendimento de demandas das atividades desenvolvidas na VISA. Fora elaborado um material expositivo em forma de banner que fica exposto no setor, onde se apresenta de forma clara a explanação das atividades internas e externas desenvolvidas no município pela VISA, estas se encontram classificadas por número-cor, determinando as prioridades de atendimento, onde: 1 vermelho - demandas mais urgentes, as quais têm prioridade de execução; 2 laranja- demandas que possuem um nível de urgência menor que as do primeiro nível; 3 amarelo - demandas internas e externas que não possuem urgência na execução, fazem parte das ações desenvolvidas pelo setor, mas podem ser organizadas e executadas de forma que não interfira nas demais atividades. 4 verde - demandas internas e sem urgência, que podem ser executadas quando não houver demandas de nenhum dos outros níveis. O público alvo desta ação são os componentes da equipe da Visa, os demais usuários e instâncias, visando expor as demandas existentes a serem atendidas pelo setor e a forma de classificação de prioridade no atendimento. Os serviços dispostos no topo da pirâmide (nível 1) independente do volume, maior ou menor, devem ter prioridade no atendimento e assim sucessivamente. Através da elaboração de um instrumento, implementação e acompanhamento deste, observou-se que o mesmo contribuiu de forma positiva para a consolidação das demandas do setor, visto que o mesmo é o que mais se adequada à realidade local a partir da problematização de seu objeto de trabalho, mediada por referenciais teóricos, expondo de forma clara a classificação de atendimentos das demandas do serviço.

Palavras-chave: vigilância sanitária, demandas, classificação, atendimentos.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000