Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT1 - VISA no SUS - Planejamento e Gestão - Licenciamento Simplificado e Processo de Trabalho em VISA

29954 - CADASTRAMENTO DAS VIGILÂNCIA SANITÁRIAS MUNICIPAIS NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA ANVISA
MARCELA BELLA LOPES - SES/MG, PAULA GOUVÊA FRANCO - SES/MG, VANESSA BARBOSA ALMADA VARGAS - SES/MG, RENAN GUIMARÃES DE OLIVEIRA - SES/MG/UFRJ


O cadastramento dos serviços de Vigilância Sanitária (VISA) no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) foi instituído com o objetivo de identificar os serviços de profissionais existentes nas equipes e permitir o acesso a esses inspetores aos sistemas de informação como: Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), Notivisa e Canais. Através destas ferramentas as VISA’s passam a ter mais um suporte operacional para os processos de trabalho.
Através do SNGPC o fiscal sanitário consegue visualizar toda a movimentação de medicamentos controlados pela Portaria 344/98 das farmácias e drogarias e também atender ao Plano de Ação da VISA à Resistência aos Antimicrobianos. Ao acessar o Notivisa é possível receber notificações de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob VISA. O sistema Canais favorece a troca de informações e certificação em Boas Práticas de Fabricação (BPF) entre as Vigilâncias locais e a Anvisa.
Em 2014, a VISA da Gerência Regional de Saúde (GRS) Leopoldina começou a fomentar o cadastro das Visa Municipais dos quinze municípios sob a jurisdição da referida GRS, juntamente com o processo de descentralização das ações fiscalizatórias. Em 2018 o Estado de Minas Gerais (MG) propôs uma meta para todas as regionais de saúde para cadastrar 100% das VISAs Municipais no sistema. Foi iniciado um acompanhamento sistemático das equipes municipais, juntamente com os fiscais sanitários municipais, orientando como cadastrar, validando os cadastros corretamente realizados no sistema e contactando a Anvisa para sanar os problemas de sistemas quando necessário.
Em 2010, 6,6% das Visa estavam cadastradas, em 2014, 53,3%, em 2017 o percentual foi aumentado para 66,6% e em 2018 conseguiu-se cumprir a meta de 100% das Visa municipais cadastradas, com acesso aos sistemas de informação nacional, ocupando dessa forma o primeiro lugar no Estado de MG, juntamente com outras duas regionais.
Os acessos a estes sistemas favorecem a melhoria dos trabalhos e ações de VISA, podendo assim inferir que as equipes estão empoderadas para conseguir executar as ações de VISA com suporte dos sistemas de informação disponibilizados pela Anvisa.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000