Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT2 - VISA no SUS - Planejamento e Gestão - Intersetorialidade e o Trabalho da VISA

31762 - SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE AMOSTRAS E SUA CONTRIBUIÇÃO À VIGILÂNCIA SANITÁRIA
ADALBERTO LAMIM DA SILVA - INCQS, ROSANE GOMES ALVES LOPES - INCQS, CÉLIA MARIA CARVALHO PEREIRA ARAÚJO ROMÃO - INCQS, ANTÔNIO EUGÊNIO CASTRO CARDOSO DE ALMEIDA - INCQS, NÉLIO CÉZAR DE AQUINO - ANVISA


A Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA) é composta por 27 laboratórios centrais de saúde pública (LACEN), 5 municipais e pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Os dados e informações geradas por esses laboratórios são fundamentais para a tomada de decisões em saúde pública e um sistema de informação deve disponibilizar o suporte necessário para que o planejamento, decisões e ações dos gestores se baseiem em informações fidedignas e oportunas. As análises laboratoriais em produtos de interesse à saúde, tais como cosméticos, saneantes, medicamentos, insumos farmacêuticos, sangue, componentes e hemoderivados, água, alimentos e produtos para a saúde geram evidências para a identificação do risco sanitário. O objetivo do trabalho foi relatar a contribuição de um sistema de informação nacional para gerenciamento de amostras de produtos relacionados à vigilância sanitária. Trata-se de um estudo descritivo dos avanços e análise crítica de parte de seus resultados. As características: acesso, existência de base centralizada, implantação na RNLVISA e utilização de catálogos padronizados nacionalmente foram discutidas. Os avanços no sistema de informação deram origem ao sistema Harpya, de abrangência nacional, implantado em todos os laboratórios da RNLVISA. Durante os anos de 2017 e 2018 foram analisadas 94.846 amostras. Destacam-se os alimentos (49,70%), seguidos de água ambiental (10,06%), água tratada para hemodiálise (8,88%), amostras ambientais (8,47%) e sangue e hemoderivados (5,72%). A maior proporção de análises de alimentos pode estar relacionada à realização dessas análises por 100% dos laboratórios da RNLVISA. Quanto à modalidade da análise, 63,54% referem-se à orientação, 20,54% fiscal e 9,75% controle. Outras modalidades de análises também foram encontradas, estando relacionadas a estudos e pesquisas, que contribuem para a discussão e regulamentação de normas e revisão de parâmetros de controle; além de informações sobre o sistema de gestão da qualidade, Como contribuição ao SNVS, podemos destacar a possibilidade de acesso aos dados em nível nacional pela Anvisa, subsidiando a coordenação do SNVS, a padronização das informações através dos catálogos nacionais (Pessoa Jurídica, Ensaios, Referências, Métodos e Produtos). Além disso, as informações inseridas no Harpya pela RNLVISA podem contribuir com outros sistemas de informação na resolução de problemas de saúde pública.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000