Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT2 - VISA no SUS - Planejamento e Gestão - Intersetorialidade e o Trabalho da VISA

31908 - PERFIL DE MEDICAMENTOS DISPENSADOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE (UBS) DO DISTRITO SANITÁRIO CABULA - BEIRU, NO PERÍODO DE 2009 A 2017, EM SALVADOR – BA, EMPREGANDO O MÉTODO DE ANÁLISE DOS COMPONENTES PRINCIPAIS (PCA)
FERNANDA DE SOUZA DIAS - UNEB, ANDERSON SILVA DE OLIVEIRA - UNEB, MARCELO NEY DE JESUS PAIXÃO - UNEB, ANÍBAL DE FREITAS SANTOS JÚNIOR - UNEB


Introdução: Um dos principais pilares da Política Nacional de Medicamentos consiste na garantia do acesso da população aos medicamentos essenciais e os gestores do Sistema Único de Saúde, juntamente com os profissionais de saúde, possuem responsabilidades no alcance deste propósito. Este trabalho, desenvolvido no distrito sanitário Cabula – Beiru, considerado o mais populoso de Salvador/BA, teve como objetivo avaliar o perfil de dispensação de medicamentos em uma UBS, empregando um método de análise multivariada, a partir de componentes principais (PCA), o qual pode propiciar a identificação da existência de padrões de similaridade existentes em dados de um conjunto das amostras analisadas. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo descritivo, a partir do Sisfarma 2.0® - Sistema de controle de Farmácias da Prefeitura Municipal de Salvador. Os dados do consumo médio mensal dos medicamentos dispensados entre os anos de 2009 a 2017 foram coletados e analisados no Statistic® para traçar o perfil de dispensação da UBS, através da PCA. Resultados e Discussão: A partir da planilha de dados, os dois componentes principais PC1 (72,24%) e PC2 (21,67%) evidenciaram 93,91% da variância total. Dentre os medicamentos dispensados, os que apresentaram maiores dispersões foram: mebendazol 100mg, metildopa 250mg, ácido acetilsalicilico 500mg, atenolol 50mg e carbonato de cálcio 500mg (comprimidos); hidrocortisona 10mg/g (creme); cloreto de sódio 0,9% e paracetamol 100mg/mL (soluções); gliclazida 30/60mg (comprimidos de liberação prolongada). Os resultados indicaram um acesso irregular a estes medicamentos, em virtude de variações na aquisição, prescrição e substituições conforme as Relações de Medicamentos Essenciais. Conclusão: A utilização da análise estatística multivariada permitiu a identificação de variações, extraindo informações referentes à dispensação de medicamentos na UBS sendo, portanto, uma ferramenta útil para a avaliação dos processos de gestão da Assistência Farmacêutica.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000