Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT3 - VISA no SUS - Planejamento e Gestão - Estrutura Organizacional e Descentralização da VISA

32053 - PLANEJAMENTO E GESTÃO: UTILIZAÇÃO DO PAS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA AS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE CRUZ DAS ALMAS – BA EM 2019.
AÍDA MARIA SANTIAGO GONÇALVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CRU DAS ALMAS-BA, ALINE PIRES REIS MACHADO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CRU DAS ALMAS-BA, FERNANDA ADERNE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CRU DAS ALMAS-BA


Cruz das Almas faz parte da macrorregião Leste e se configura como sede da região de Cruz das Almas. Fazem parte da Região de Cruz das Almas os municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição da Feira, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, São Felix e Sapeaçu, com uma população total de 271.237 habitantes (IBGE estimativa 2015). Cruz das Almas é a maior cidade em numero populacional, e onde se concentram a maioria dos serviços ofertados a toda região (educação, saúde, comércio em geral, bancos, órgãos públicos, outros). A PAS (Programação Anual de Saúde) é um instrumento de gestão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, onde esta definida as atividades a serem desenvolvidas pela pasta da saúde durante o exercício 2019. Este instrumento de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), é norteado pelas diretrizes descritas no Plano Municipal de Saúde. Constituindo-se numa ferramenta que possibilita a qualificação das práticas gerenciais do SUS e a resolubilidade da gestão e a garantia do cumprimento do Plano de Saúde. A avaliação dos indicadores da PAS será monitorada quadrimestralmente, sendo os resultados informados nos Relatórios Quadrimestrais de Gestão e avaliado ao final do exercício por meio do Relatório Anual de Gestão. A Vigilância Sanitária e Ambiental esta inserida na PAS através de cinco ações macros: Implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Rede Municipal de Saúde (12 PGRSS elaborados), Elaborar e Implantar Pop´s da Vigilância Sanitária (12 roteiros de inspeção realizados e 28 em elaboração), garantir a execução das ações de Vigilância Sanitária no município (69% de inspeções realizadas no período), implementar as ações de Vigilância da Qualidade da Água no município (VIGIÁGUA/SISAGUA, 97,92% de amostras analisadas para os parâmetros considerados). No que se refere ao quadrimestre Janeiro a Abril de 2019 estas ações foram avaliadas de forma qualitativa e quantitativa, e obtiveram resultados satisfatórios para o período. È importante salientar o quanto o planejamento de ações otimiza e regula as práticas interferindo positivamente nos resultados e na prevenção da saúde da população. Mesmo considerando todas as dificuldades inerentes a realização das ações de vigilância sanitária e ambiental diante da escassez histórica de recursos financeiros e humanos no SUS.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000