26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT4 - VISA no SUS - Formação, Comunicação e Participação Social - Formação e Capacitação |
29298 - CURSOS ON-LINE À DISTÂNCIA EM GESTÃO E PROCESSOS DE TRABALHO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA PARA OS SERVIDORES DAS VIGILÂNCIAS SANITÁRIAS MUNICIPAIS DO TOCANTINS ANDERSON FERNANDO BARROSO VIEIRA - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO TOCANTINS
Desde a sua criação em 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em conjunto com os estados e municípios, vem implementando o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), através de políticas que fortalecem e ampliam o papel dos estados e municípios nas ações de Vigilância Sanitária (VISA). Historicamente, a Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual do Tocantins depara-se com coordenadores e fiscais da Vigilância sanitária municipais com conhecimento incipiente a respeito das atribuições e papel de Vigilância Sanitária. A rotatividade constante de servidores também é um agravante, em um cargo/função que necessita de um conhecimento ampliado de legislações sanitárias, saúde, gestão e planejamento.
A inserção de cursos à distância em um Ambiente Virtual de Aprendizagem é um projeto desenvolvido pela equipe da Diretoria de Vigilância Sanitária do Tocantins. Os cursos on-line vieram transpor a barreira da distância física dos municípios e VISA estadual com oferta de conhecimento teórico acerca dos processos de gestão e de trabalho, e também a devida qualificação estes profissionais de forma a garantir a implantação legal e funcionamento das Visas, através da cobertura de suas diversas ações para prevenir os riscos sanitários a que estão expostas as populações, assim como o planejamento, gestão e monitoramento de execução destas ações trazendo a compreensão do papel da VISA enquanto instância do SUS e Identificação e utilização dos instrumentos de gestão do SUS e de Vigilância Sanitária. Os cursos ofertados na Plataforma Moodle auxiliam quanto ao cumprimento da Meta Federal pelas Visas municipais do Indicador 20 do Ministério da Saúde quanto a execução mínima de 6 ou 7 grupos de ações de gerenciamento do risco sanitário.
Os cursos hospedados são elaborados pelos servidores da VISA Estadual conforme sua área de atuação de gestão ou gerenciamento do risco sanitário. Utilizam recursos multimídia para tornar o aprendizado mais atrativo, além de servir como repositório de informações, legislações, Notas Técnicas e Resoluções, possibilitando dessa forma manter os servidores sempre atualizados.
|