26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT4 - VISA no SUS - Formação, Comunicação e Participação Social - Formação e Capacitação |
29439 - A PERCEPÇÃO ACERCA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA ENTRE DISCENTES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ANTES E DEPOIS DE UMA AULA EXPOSITIVA COM PROFISSIONAL DA ÁREA: RELATO DE EXPERIÊNCIA CREMEILDA DANTAS DE ABRANTES LÔBO - PMF, EDMARA CHAVES COSTA - UNILAB, MANOEL RIBEIRO DE SALES NETO - UFC, LORENA BARBOSA DE SOUZA ALMEIDA - PMF, JULIANA SAMPAIO BATISTA - PMF, ALLYSON ALBERT MAIA - ICC
O curso de graduação em enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) não oferece, em seu projeto político pedagógico, um componente curricular destinado exclusivamente ao ensino da vigilância sanitária (VISA). Sendo assim, uma docente da disciplina de epidemiologia detectando a importância de inserir este conteúdo na matriz curricular do curso, convidou uma enfermeira que atua na área da VISA no município de Fortaleza – CE, para ministrar uma aula na referida instituição. Nesse encontro, que aconteceu no dia 04 de abril de 2019, foram abordados temas como conceito de vigilância sanitária; áreas de atuação da VISA; ações de VISA e papel do enfermeiro na VISA. No início da aula, que teve duração de 3 horas, foi solicitado aos 15 alunos presentes que escrevessem em um papel, quantas palavras eles desejassem relacionadas ao conceito de vigilância sanitária. Explicou-se que deveriam priorizar o uso de palavras isoladas ou expressões no lugar de frases ou construções mais elaboradas. O mesmo pedido foi feito ao término da aula. As palavras foram organizadas em um banco de dados, e em seguida analisadas com o auxílio do software EVOC 2000, que calculou a frequência simples de cada palavra evocada, assim como a ordem média de cada evocação (OME), detectando as palavras mais prevalentes. Observou-se que aquelas mais recorrentes antes do início da aula foram: fiscalização, limpeza, supermercado, alimentos, medicamentos, doenças, ANVISA e saneamento. Esses termos indicam a face mais conhecida da vigilância sanitária pela população, demonstrando que o conhecimento dos alunos acerca da temática é superficial. Já as palavras que mais estiveram presentes ao término da aula foram: promoção da saúde, vigiar, proteção, fiscalização, leis, riscos, serviços de saúde, orientar e monitorar, indicando uma percepção ampliada em relação ao campo de atuação da VISA. Os vocábulos demonstram que eles passaram a compreender a vigilância sanitária como uma atividade que vai além da sua tradicional dimensão fiscalizatória, comprometida com a promoção e proteção da saúde da população. O dia de aula na UNILAB foi bastante proveitoso para ampliar os conhecimentos dos discentes acerca da VISA, despertando neles o interesse acerca da temática.
|