26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT4 - VISA no SUS - Formação, Comunicação e Participação Social - Formação e Capacitação |
29583 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: UM DESAFIO A SER SUPERADO NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE FLÁVIA ANDRÉA BELARMINO DE MEDEIROS - CEFOPE/ETSUS/RN, JACYANE MELO DE OLIVEIRA SANTOS - CEFOPE/ETSUS/RN, TAMARA PEÇANHA SHARAPIN ALVES - CEFOPE/ETSUS/RN, BÁRBARA CÁSSIA DE SANTANA FARIAS SANTOS - SMS NATAL/RN
Trata-se de um relato de experiência sobre os desafios enfrentados na elaboração do trabalho final de curso do Técnico em Vigilância em Saúde ofertado pela Escola Técnica do SUS do Rio Grande do Norte. A escola ofertou nove turmas, no período de 2012 a 2016, em todo estado com carga horária de 1460 horas. Quanto ao perfil dos discentes eram trabalhadores do SUS e que estavam há muito tempo distantes dos espaços escolares. O trabalho didático baseou-se na metodologia da problematização que teve a realidade social como ponto de partida e de chegada dos estudos realizados pelos alunos. Diversos desafios dificultaram o percurso dos alunos durante sua formação, como: A elaboração do trabalho de conclusão do curso pelo curto espaço de tempo e inexperiência dos alunos no desenvolvimento de pesquisas científicas. Como a maioria dos alunos da escola não tinha a percepção do que era um trabalho de pesquisa, pois nunca tinha entrado em contato com este universo, esse tempo dedicado à disciplina para aprender e elaborar um trabalho de pesquisa não foi suficiente. Assim, este fato dificultou a construção de trabalhos mais bem fundamentados. O fato do aluno não ter aproximação com a leitura, apresentar limitações de interpretação, da escrita, dentre outros, corroboraram como fatores determinantes. Ademais, pactuações fragilizadas entre a escola e os gestores quanto à liberação e transporte dos alunos e, por fim, um número relevante de alunos evadidos tanto pela falta de apoio do gestor quanto pela resistência dos mesmos à elaboração da pesquisa. E dentre as facilidades encontradas: alunos trabalhadores do SUS, a efetiva realização dos estágios e a qualidade do material didático. A partir da análise dos desafios encontrados na elaboração do trabalho final pelos alunos do Técnico em Vigilância em Saúde, a equipe técnica-pedagógica da escola, vislumbrou a possibilidade de trabalhar em seus próximos cursos com a elaboração de portfólios. Pois, avalia que o mesmo seria construído no decorrer do curso, e não mais só ao final, trazendo para o aluno trabalhador a experiência vivida durante todo o desenvolvimento do curso mesclada com a experiência do dia a dia do trabalho, levando assim o discente a realizar um trabalho crítico/reflexivo mais perto da sua realidade. Deste modo, o aluno estaria sendo levado a construir seu próprio conhecimento, numa dinâmica mais satisfatória do que a elaboração de um projeto de pesquisa ao qual talvez ele nunca venha a executá-lo.
|