Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT4 - VISA no SUS - Formação, Comunicação e Participação Social - Formação e Capacitação

31951 - COMUNICAÇÃO DO RISCO SANITÁRIO PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO FACEBOOK
FERNANDA LOUISE VOOS - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, MARIA CRISTINA DA COSTA MARQUES - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


Introdução: A comunicação de riscos sanitários por meio das mídias digitais constitui-se em uma recente expressão comunicativa da Vigilância Sanitária (VISA). Plataformas como o Facebook podem mediar uma comunicação direcionada à proteção social, propósito maior da VISA. Os objetivos desta pesquisa consistiram em revelar um mapeamento das páginas de VISA no Facebook e identificar os temas de maior engajamento com o público. Método: Para identificar as páginas de VISA, a ferramenta Netvizz foi utilizada para mineração dos dados em janeiro de 2018, com o termo de busca “vigilância sanitária”. As páginas encontradas foram avaliadas e triadas segundo critérios pré-definidos. Posteriormente, as postagens de maior engajamento publicadas no período de junho a dezembro de 2017, por duas páginas de VISA com destacado número de interações, foram analisadas à luz das técnicas da Análise de Conteúdo para identificação de temas. Resultados: O Facebook apresentava 112 páginas de VISA, majoritariamente da esfera municipal (105; 93,75%). O Nordeste representou a esfera estadual da VISA no Facebook (menos de 3% da amostra analisada) com as páginas da Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, respectivamente. Uma única página relacionava-se à esfera federal (Anvisa). Por falta de informações suficientes, não foi possível identificar a localidade física de pertencimento para 3 páginas. Os temas das trinta postagens de maior engajamento das páginas Vigilância Sanitária Rio e Anvisa Oficial foram identificados. No caso municipal, destacou-se o controle de zoonoses. A categoria que absorveu a maior soma de reações, comentários e compartilhamentos por parte da audiência conectada na página Anvisa Oficial foi medicamento. Conclusões: A configuração comunicativa da VISA no Facebook é essencialmente municipal, o que reflete esforços isolados para alavancar essa estratégia comunicacional e uma carência na estruturação de um Sistema Nacional conectado em rede nesta plataforma. Não havia, até a conclusão da pesquisa, um programa nacional direcionado à implementação da comunicação da VISA por mídias digitais. Os temas de maior engajamento para o risco sanitário comunicado na plataforma (controle de zoonoses e medicamento) refletem expectativas do público conectado, aspectos socioculturais e de natureza política que retroalimentam os processos de trabalho da VISA e precisam ser debatidos como prioridades cidadãs. Porém, outras mídias digitais devem ser empregadas, complementarmente.

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