26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT4 - VISA no SUS - Formação, Comunicação e Participação Social - Formação e Capacitação |
32070 - PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA - REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA MARCELO HENRIQUE MARTINS - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, LETÍCIA RIBEIRO DE ANDRADE - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, THALITA BOTELHO CUTRIM - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, VERÔNICA LUANA ABRANTES - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, ERIKA MARINA RABELO - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS
Introdução: A saúde no Brasil é diretamente influenciada pelos fatores históricos e o âmbito político predominante no cenário atual. O empoderamento do usuário sobre os direitos e as políticas em saúde fomentam o princípio da integralidade para a mudança do cenário da comunidade e individualmente. Com o surgimento da atenção primária, argumenta-se ferramentas para facilitar a inclusão do indivíduo na implementação e criação da conscientização e o conhecimento em saúde através da Educação em Saúde (ES). A ES tem o objetivo de promover a autonomia do usuário e o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo, de modo que o indivíduo seja capaz de propor e opinar nas decisões de saúde, a fim de melhorá-la individualmente e coletivamente. Sendo assim, colocamos em pauta a institucionalização da saúde como disciplina nas redes de ensino e indagamos a viabilidade concomitante de atingir os objetivos descritos no SUS sobre empoderamento do cidadão.
Objetivo: Verificar a viabilidade e construção de conhecimentos em saúde na educação básica para promoção de práticas educativas e prevenção de agravos.
Métodos: Revisão integrativa de literatura realizada no portal da Biblioteca virtual de Saúde com os descritores “Health Education”, “Health Promotion”, “Education”, “Primary Education”. Identificados 159 estudos e selecionadas 11 publicações.
Resultados: Avalia -se a importância da abordagem da saúde na Educação Básica, afim de promover o pensamento crítico, a adesão de novos hábitos saudáveis, promovendo dessa forma a autonomia do indivíduo sobre o seu processo de saúde. Além de contribuir na prevenção de futuras complicações e no desenvolvimento de doenças crônicas.
Considerações finais: A partir do exposto identificou-se a relevância de tratar a saúde na educação básica como uma forma de construir o conhecimento do indivíduo sobre seu processo de saúde. A educação em saúde deve ser vista como um processo permanente, acompanhando o indivíduo por toda a sua vida, apenas dessa forma será possível criar um vínculo entre o SUS e seus usuários, tornando-os autores e modificadores da atenção à saúde.
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