26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT4 - VISA no SUS - Formação, Comunicação e Participação Social - Formação e Capacitação |
32104 - APLICATIVO DE CELULAR COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA A VISA ALINE COSTA REZENDE - SESMG, MARCELA BELLA LOPES - SESMG
Objeto
Trata-se de relato de experiência sobre o processo de desenvolvimento de um aplicativo de Educação Permanente para as vigilâncias sanitárias (VISAS) municipais e estaduais.
Contexto
A ideia inicial foi concebida a partir da observação em campo da grande rotatividade de profissionais e da frequente necessidade de capacitação para os fiscais sanitários municipais e em duas Microrregiões de Saúde do Sudeste de Minas Gerais, no período de 2017 a 2018. A cada mudança de mandato eletivo municipal, a VISA regional promove capacitações teóricas e práticas nas diversas áreas de atuação para os fiscais municipais, entretanto, essa necessidade é contínua devido aos fatores supracitados.
Descrição
Concluída a primeira etapa que diagnosticou necessidade de um processo dinâmico e repetitivo de capacitação do público-alvo, os autores idealizaram o desenvolvimento de um aplicativo de celular pedagógico em julho de 2018. A segunda etapa foi a identificação das funcionalidades dos ícones. Para isso, pautou-se na teoria da problematização proposta por Colombo e Berbel (2007), cujo início e fim são a problematização da realidade e a busca de soluções aplicáveis, entremeadas pela teorização. Os componentes definidos foram: rodas de conversa e links de direcionamento à ANVISA. A última etapa foi o desenvolvimento do protótipo na plataforma Fábrica de Aplicativos que proporciona aceso tanto pelos dispositivos Android quanto IOS. Este instrumento proporciona um ambiente de aprendizagem de construção coletiva do conhecimento composto por sessões informativas, normativas, interativas, educativas e problematizadoras.
Análise crítica dos resultados
O tipo de aprendizado oferecido é dinâmico, dialógico, acessível e econômico aos seus usuários por ter como suporte o aparelho de celular. Os benefícios do uso deste aplicativo baseados na literatura são a integração e a construção do conhecimento entre as duas esferas de governo proporcionadas pela problematização, uso efetivo da educação permanente, em complementação às estratégias de educação continuada já implementadas pela Vigilância Sanitária Regional, além da vantagem econômica para o Estado por utilizar a educação à distância.
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