26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT5 - VISA no SUS - Formação, Comunicação e Participação Social - Comunicação e Participação Social |
29321 - AÇÃO EDUCATIVA PROMOVIDA PARA SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ARMAZENAMENTO E DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ALINE COUTINHO CAVALCANTI - UNIFESSPA, ANDRESSA DELMIRA JENNINGS DA COSTA - UNIFESSPA, IOANA STHEFFENY BORBA SANTOS - UNIFESSPA, JOKEANES SILVA DA COSTA - UNIFESSPA, MARIA EDUARDA ROCHA FURTADO - UNIFESSPA, ISABELLA PIASSI GODÓI - UNIFESSPA, PRISCILA DA SILVA CASTRO - UNIFESSPA
Introdução: O Ministério da Saúde preconiza que os medicamentos devem ser armazenados em condições ideais de luminosidade, temperatura e umidade, a fim de assegurar a sua conservação, qualidade e eficácia (BRASIL, 2009). O descarte incorreto de medicamentos pode causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde da população, desta maneira, é imprescindível realizá-lo de forma adequada (HOPPE, 2012). Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de discentes do 3º semestre do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), em uma atividade de extensão dentro da disciplina de seminários III. A atividade ocorreu no Centro de Saúde Jaime Pinto (Marabá-PA), no ano de 2018, e foi destinada a todos os usuários e profissionais de saúde desta unidade. O público foi conduzido ao auditório do local e realizou-se palestra educativa com metodologia expositiva-dialogada, utilizando-se mural informativo-explicativo, além de dispositivo para descarte de medicamentos, que permaneceu na unidade de saúde, juntamente com o mural. Resultados: Os usuários do Centro de Saúde sentiram-se contemplados com as estratégias utilizadas, visto que se manifestaram identificando comportamentos errôneos através de relatos de descarte de medicamento incorretos, como “queimar os medicamentos” e “descartá-los através do lixo comum”, prejudicando o meio ambiente e a saúde da comunidade. Além disso, com o contato direto proporcionado pela atividade educativa houve o esclarecimento de dúvidas emergentes, através da assimilação dos exemplos com as experiências cotidianas do público e pela disponibilidade dos participantes em sanar as dúvidas apresentadas. Considerações finais: As ações educativas contextualizadas no centro de saúde possibilitaram gerar um espaço de sensibilização, promovendo saúde ao auxiliar na construção do conhecimento sobre armazenamento e descarte correto de medicamentos, contribuindo para melhoria do acesso e qualidade do acolhimento dos usuários, bem como atribuindo-lhes autonomia, inserindo-os como atores na busca de qualidade na sua saúde. A experiência demonstrou a importância da educação popular em saúde na formação de profissionais de Saúde Coletiva, promovendo o contato direto com a comunidade, a criação de vínculo e a prestação de serviços para esta população.
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