Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT5 - VISA no SUS - Formação, Comunicação e Participação Social - Comunicação e Participação Social

29326 - PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL COMO CONTRAPONTO ÀS ESTRATÉGIAS DA INDÚSTRIA DO TABACO DE PROMOVER DISPOSITIVOS DE FUMAR NA CONSULTA PÚBLICA ANVISA Nº 314/2017
MARIANA PINHO - AUTÔNOMA, MÔNICA ANDREIS - ACT PROMOÇÃO DA SAÚDE


Objeto. Consulta Pública (CP) para revisão Consulta Pública 314/2017.
Contexto. O comércio de dispositivos eletrônicos de fumar (DEF) no Brasil está proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2009. A CP nº 314 de 2017 teve como objetivo rever requisitos técnicos e dos procedimentos relativos ao cadastro de tabaco e aos processos de registro. Essa CP recebeu mais de 120 contribuições e algumas delas propuseram a inclusão dos DEF no texto da proposta. Propor a inclusão dos DEF através desta CP foi uma tentativa de burlar a RDC, pois atropelaria o processo de revisão de normas previsto pela AR 2017/2020, tendo em vista que naquele momento ainda não havia sido iniciada as atividades previstas para o tema 11.3: “Regularização de novos tipos de produtos fumígenos”, e colocaria em risco as boas práticas regulatórias da Agência.
Descrição da Execução. A sociedade civil se mobilizaram para contrapor às estratégias da indústria do tabaco de promover os DEF através da CP. Em março/2018, foi realizada a 7ª Reunião Ordinária Pública. No que concerne especificamente à proposta de inclusão de DEF, representantes da sociedade civil defenderam a necessidade da cautela e solicitaram que se aguardasse por mais evidências científicas independentes no que se refere aos efeitos dos DEF no organismo das pessoas e o impacto de sua comercialização para o controle do tabaco.
Resultados. Após intenso debate e período de análise dos documentos compartilhados na ocasião da CP nº314/2017, a Anvisa apoiada em suas práticas regulatórias e nos argumentos levados pela sociedade civil, rejeitou a inclusão de DEF na revisão da RDC em debate, e reforçou a necessidade de se discutir sobre DEF através da realização de painéis como parte da discussão sobre novos produtos de tabaco.
Análise Crítica. A participação social no processo de implementação de políticas públicas no âmbito da Anvisa é essencial e pode ser feita através da Agenda Regulatória, CP e Reuniões Públicas Ordinárias. Como é esperado, o setor regulado, notadamente dotado de enorme capacidade econômica, mostrou-se bastante atuante na CP, no entanto, a mobilização, organização e arcabouço técnico e científico da sociedade civil em defesa da saúde obteve êxito nesta CP e conseguiu adiar as discussões sobre os DEF no âmbito da Anvisa. O grupo reconhece a importância da realização do primeiro painel sobre DEF em 2018 mas segue aguardando novo painel para seguir com as discussões sobre esse assunto.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000