26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT5 - VISA no SUS - Formação, Comunicação e Participação Social - Comunicação e Participação Social |
29440 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: DRAMATIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS ALINE COUTINHO CAVALCANTI - UNIFESSPA, DAYANE SILVA DE SOUZA MELO - UNIFESSPA, ERISMA PINHEIRO - UNIFESSPA, HELEN BRITO COSTA - UNIFESSPA, JACILENE SILVA MACEDO - UNIFESSPA, RAFAEL MORAES FERREIRA - UNIFESSPA, JHÉSICA DA CRUZ DOS SANTOS - UNIFESSPA, ISABELLA PIASSI GODÓI - UNIFESSPA, PRISCILA DA SILVA CASTRO - UNIFESSPA
Introdução: A prática de se administrar dois ou mais medicamentos é comum, já que muitas vezes um único não é suficiente para o tratamento, como em doenças crônicas como hipertensão e diabetes. A interação medicamentosa e interação alimento-medicamento é a interferência de um medicamento ou alimento na ação de outro medicamento, podendo resultar em ineficácia ou efeito sinérgico. Tais conceitos precisam estar claros à população, de modo a contribuir para a correta utilização de medicamentos. A dramatização é uma estratégia didática eficiente, proporcionando a apresentação de uma cena com a qual o público possa se identificar, facilitando o sucesso da ação, sendo esta a proposta da experiência relatada nesse trabalho. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de ação de educação em saúde, realizada em 2018, para usuários de uma unidade de saúde de Marabá(PA), vinculada à disciplina de Seminários Integrados do curso de Saúde Coletiva da Unifesspa. Utilizou-se a dramatização como estratégia ativa de ensino, sendo um recurso lúdico para causar impacto no público-alvo através da demonstração de situação cotidiana na qual uma mulher era atendida em consulta médica e saía sem garantia de entendimento da sua prescrição, sem conseguir identificar os medicamentos, sua posologia e para qual tratamento cada um servia. Os temas detalhados foram as interações medicamentosas e efeitos adversos observados pela usuária. Resultados: Os usuários participaram de forma intensa através de relatos onde um deles disse: “Parece comigo, eu faço uso de vários remédios e não sei ler, fica difícil o meu entendimento! E ainda tomo com chás.” E outro comentou: “Nossa, parece que estou vendo a minha mãe! Ela se atrapalha toda e confunde os horários e acaba misturando tudo! Às vezes acho que tem um que não faz o efeito que tem que fazer. Aí a gente sempre tem que orientar ela nos horários certos”. Os conceitos de interações medicamentosas e de efeitos adversos foram esclarecidos, ilustrados e comentados. Considerações finais: A dramatização mostrou-se uma estratégia eficaz na educação em saúde para promoção do uso racional de medicamentos, pois despertou o interesse do público-alvo de forma lúdica. A participação de alunos de graduação em Saúde Coletiva destaca a importância desse profissional no planejamento de ações de educação em saúde, desde a necessidade do tema abordado, até a melhor forma de fazê-lo para garantir o êxito de cada atividade.
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