26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT5 - VISA no SUS - Formação, Comunicação e Participação Social - Comunicação e Participação Social |
29593 - JOGOS EDUCATIVOS COMO ESTRATEGIA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O COMBATE A LEISHMANIOSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE SAÚDE COLETIVA EM MARABÁ-PA. GESIANE CAVALCANTE NASCIMENTO - UNIFESSPA, MARIA JOSE LABIS DA COSTA - UNIFESSPA, SANDRYANNE SOUSA BARBOSA - UNIFESSPA, THANNUSE SILVA ATHIÊ - UNIFESSPA, ELAINE FERREIRA CHAVES - UNIFESSPA, JULIANA MOTA SALGADO - UNIFESSPA, LUIZ GUSTAVO SOUSA VIERA - UNIFESSPA, LIDIANE BAIA1 - UNIFESSPA, ISABELLA PIASSI GODÓI - UNIFESSPA, PRISCILA DA SILVA CASTRO - UNIFESSPA, SOLANGE CONCEIÇÃO ALBUQUERQUE DE CRISTO - UNIFESSPA, LETÍCIA DIAS LIMA JEDLICKA - UNIFESSPA
Objeto da Experiência:Educação em saúde, através de ações dos jogos lúdicos para prevenir Leishmaniose, nas escolas públicas de Marabá/PA com turmas de 6° ao 9° ano.Período de Realização:Segundo semestre de 2018.Objetivos:Sensibilizar sobre as formas, práticas e consequências da Leishmaniose, através de jogos educativos, a fim de promover ações para prevenção da infecção tanto no âmbito escolar, cenário familiar, social dos alunos e funcionários da escola envolvidos na ação. Metodologia: Foi desenvolvido pelos discentes, do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), matriculados na disciplina de Seminários Integrados V, uma ação socioeducativa aplicada a ações para a prevenção da Leishmaniose. Foram elaborados diversos jogos educativos a fim de viabilizar o aprendizado e a sensibilização de crianças/adolescentes.Com destaque o Jogo do Semáforo produzido com papel cartão, velcro e figuras colativas e o Tabuleiro “Corrida Contra a Leishmaniose” feito com papel 40kl e compensado.As ações foram desenvolvidas no período manhã/tarde em 3 escolas, sendo que uma fica 10km de distância do município.Cerca de 1500 alunos entre 6 a 16 anos participaram das brincadeiras, refletindo sobre a importância da prevenção e combate a Leishmaniose.Resultados:Aproximadamente, 250 alunos participaram das atividades em dois times.Estes demonstraram, ao longo das brincadeiras, interesse e curiosidades por meio de perguntas sobre a leishmaniose.A atividade possibilitou discussões em busca de estratégias de enfrentamento desta realidade Amazônica, reforçando a importância das ações preventivas como ferramenta de promoção da saúde.Análise Crítica:Observou-se que, algumas escolas se destacaram com alunos mais expressivos e participativos, principalmente, do sexo feminino.A dinâmica dos jogos envolveu alunos/professores, por mais que tivessem uma noção do que seria Leishmaniose, eles não têm dimensão do quão grave é a doença. Destacamos a relevância de ações aplicadas em parceria Universidade e Comunidade, frente as ações para prevenção de doenças e, principalmente, contribuindo na formação de cidadãos multiplicadores do conhecimento. Sugere-se a criação de ambientes que fomentem maior interação entre a população no fortalecimento da temática. A participação dos discentes nas ações de educação foi uma inspiração à reflexão como futuros profissionais sanitaristas, e sobre como se deve reagir às demandas existentes para um planejamento coletivo.
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