26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT5 - VISA no SUS - Formação, Comunicação e Participação Social - Comunicação e Participação Social |
29653 - JOGO DA GELADEIRA CAROLINA DE AZEVEDO FERNANDES - DAS/SES-RS, ÉMERSON VIEGA PAULINO - CEVS/SES-RS, ÉMELIN FERNANDA ALVES BERBIGIER - CEVS/SES-RS, LEANDRO DE OLIVEIRA DOS SANTOS - CEVS/SES-RS, FRANCINE BALZARETTI CARDOSO - CEVS/SES-RS, ISABEL CRISTINA SIQUEIRA DA SILVA - UNIRITTER, LUAN CARLOS NESI - UNIRITTER, LUAN MOSER GOMES - UNIRITTER, LUCAS SCHEFER DA SILVA - UNIRITTER, ARTHUR BENCK DE OLIVEIRA - UNIRITTER
Trata-se do desenvolvimento de jogo digital de Vigilância Sanitária (VISA) com temática de alimentos. O Jogo da Geladeira tem como objetivo principal a organização de alimentos na geladeira para que estes não se tornem impróprios ao consumo. O jogo motiva o público-alvo (crianças de 5 a 8 anos) a desenvolver o cuidado com a saúde e estimular a conscientização sanitária, de maneira lúdica.
A ideia do desenvolvimento de jogos de Vigilância em Saúde nasce da necessidade de buscar novas ferramentas pedagógicas para diminuir o distanciamento entre a vigilância e a população em geral. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) em parceria com a UniRitter, por meio do Termo de Cooperação Técnica, disponibiliza vagas de estágio para alunos do curso de Jogos Digitais da UniRitter, os quais ficam responsáveis pela execução de diversos projetos de jogos digitais e analógicos, nas dependências de ambas instituições, mediante a orientação e coordenação tanto de professores da UniRitter, quanto da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento de Jogos Digitais e Analógicos, instituída pela Portaria SES/RS nº 765/2018. O Jogo da Geladeira foi construído com: (a) metodologia de aprendizagem de linguagem que permite a utilização de múltiplas inteligências (b) arte e cores lúdicas e atraentes, (c) mascote – robô – estimula a recompensa e a motivação do jogador, (d) forma de assimilação por silhueta e progressão que auxiliam na compreensão do jogo, (e) estrutura em níveis que permitem a evolução e desafio, (f) inclusão social - duas opções de jogabilidade: arrastar o alimento (que auxilia no desenvolvimento motor e concentração da criança) ou a opção de clicar para crianças com dificuldades motoras. As informações de caráter técnico sobre os alimentos ficaram sob a responsabilidade do Setor de Alimentos/DVS/CEVS/SES/RS. No dia 23/10/2018, este jogo foi testado, em versão beta, no laboratório didático de jogos digitais (GameLab) - UniRitter, por 24 (vinte e quatro) crianças de uma escola pública do RS. Nesse teste, foram avaliados, resumidamente, os seguintes itens: (a) atratividade do jogo, (b) questões técnicas referentes à jogabilidade, (c) se as crianças estavam entendendo o objetivo do jogo. Concluiu-se, em análise preliminar dos resultados, que o jogo atinge os seus objetivos propostos, tendo sido foi oficialmente lançado no dia 21/12/2018 pela SES/RS e encontra-se disponível no site https://cevs.rs.gov.br/jogos-de-vigilancia-em-saude.
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