Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT5 - VISA no SUS - Formação, Comunicação e Participação Social - Comunicação e Participação Social

31800 - A INSERÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO NO NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ
VIVIANI BONTORIN - RESIDENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), SUZANA MARIA ROCHA - RESIDENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), CLEBER DE OLIVEIRA LIMA - RESIDENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), CAROLINE CONSTANTINO - PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), MARCIA OLIVEIRA LOPES - PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), VIVIEN MIDORI MORIKAWA - PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)


O médico veterinário passou a integrar o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), a partir de 2011, possibilitando a realização de ações direcionadas à promoção da saúde única. A Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) dividiu em quatro dimensões a atuação e atribuições dos médicos veterinários no NASF-AB: ações diretas do médico veterinário no território; apoio às equipes de saúde; ação conjunta com o serviço de controle de zoonoses e ações conjuntas com os demais profissionais da equipe de saúde. Este trabalho objetivou avaliar a inserção do médico veterinário nos NASF-AB dos municípios paranaenses. Foi realizada uma busca por médicos veterinários atuantes em estabelecimentos de saúde e/ou equipes de Atenção Básica com cadastro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES), no mês de julho de 2018. Também foi enviado um questionário semiestruturado, através da plataforma digital Google Forms, à estes profissionais e aos demais integrantes de seus NASF-AB. Foi realizada análise estatística descritiva dos dados utilizando o programa Microsoft Excel versão 2007. A busca no CNES resultou em 11 médicos veterinários cadastrados em estabelecimentos e/ou Equipes de Atenção Básica (eAB) no Estado do Paraná, sendo que apenas 2/11 (18%), ambas do sexo feminino, exerciam suas atividades efetivamente no NASF-AB, modalidade 1, em dois municípios distintos. Os outros 9/11 (82%) profissionais atuavam no setor de vigilância em saúde. Ambas as médicas veterinárias afirmaram realizar atividades dentro das categorias preconizadas pelo CFMV, sendo a educação em saúde e a educação permanente em saúde as atividades mais desenvolvidas. Dos demais profissionais das equipes dos NASF-AB, 5/9 (55,5%) responderam ao questionário. Destes, 3/5 (60%) só tiveram conhecimento da participação da medicina veterinária no NASF-AB após a inserção do médico veterinário na equipe em que atuava, e todos, 5/5 (100%), consideravam este profissional fortalece o trabalho da equipe. Foi possível observar que a inserção do médico veterinário nas equipes do NASF-AB nos municípios paranaenses, mesmo que baixa, colabora na compreensão dos outros profissionais quanto à atuação deste profissional na Saúde Pública e na Atenção Básica. Ações para a sensibilização dos profissionais de saúde e dos gestores quanto ao papel do médico veterinário no NASF-AB são necessárias para estimular a sua inclusão nestas equipes.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000