26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT5 - VISA no SUS - Formação, Comunicação e Participação Social - Comunicação e Participação Social |
31855 - QUAL CONCEPÇÃO OS ARTIGOS DE JORNAIS REVELAM SOBRE A VIGILÂNCIA SANITÁRIA? CLARA VASCONCELOS DOS ANJOS - UNIRIO, BIANCA RAMOS MARINS SILVA - UNIRIO, MARIANA LEAL RODRIGUES - UNIRIO
A vigilância sanitária desenvolve um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde. Assim, a divulgação de informações em jornais sobre a atuação deste órgão pode legitimar o papel do Estado em promover e manter a saúde individual e coletiva. O objetivo geral deste estudo foi avaliar as informações veiculadas na cidade do Rio de Janeiro por artigos de jornal relacionados ao trabalho da Vigilância Sanitária no período de 2018 a 2019.
Foram selecionados quatro jornais veiculados online durante os meses de setembro a dezembro de 2018 e identificados como “A”, “B”, “C” e “D”. Os jornais “A” e “D” de abrangência nacional e os jornais “B” e “C” de circulação estadual. Utilizou-se como palavra de busca “vigilância sanitária”. A análise dos dados foi quanti-qualitativa. No tocante, aos dados quantitativos, os artigos de jornal foram agrupados por área de atuação da Vigilância Sanitária, como “Alimentos e Água”, “Medicamentos”, “Controle de Zoonoses”, “Produtos para Saúde” e ainda temas “Relacionados com a Vigilância Sanitária”. Foram coletados 139 artigos de jornal, sendo 59 no jornal “A”; 23 no “B”; 6 no “C” e 51 no “D”. Os resultados relevaram que às áreas, “Alimentos e Água” majoritariamente foi abordado nos quatro jornais, representando 25,42% dos artigos no jornal “A”; 39,13% no “B”; 33,33% no “C” e 23,53% no “D”.
Quanto aos resultados qualitativos, ou seja, a concepção sobre a atuação da Vigilância Sanitária, os artigos destacaram o cumprimento das atribuições legais tais com a fiscalização e aplicação de sansões, caso necessário. Evidenciou-se também a atribuição da vigilância sanitária no desenvolvimento de ações educativas para estabelecimentos regulados e para a população. Outro aspecto abordado foi a participação ativa nos processos regulatórios de produtos e serviços sob sua competência e ainda execução de análises laboratoriais para garantir que produtos relacionados à saúde atendam aos critérios de qualidade e segurança. Entretanto, foi observada crítica, devido a “problemas burocráticos” relacionados ao órgão regulador quanto a demora na liberação de produtos médicos importados para uso em território nacional.
Conclui-se que a abordagem em artigos de jornal sobre a atuação da vigilância sanitária é potencializada junto a sociedade. Contudo, a não problematização dos motivos que se refere “problemas burocráticos”, pode gerar dúvidas a população quanto o caráter de proteção à saúde das ações de vigilância sanitária.
|