26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT5 - VISA no SUS - Formação, Comunicação e Participação Social - Comunicação e Participação Social |
31965 - IST/AIDS: OS EDUCANDOS DA ESCOLA DO CAMPO ESTÃO PREPARADOS PARA ESSA REALIDADE? VICTOR TEIXEIRA DO MONTE - FIOCRUZ, VIRGÍNIA DA SILVA CORRÊA - FIOCRUZ, LUIZ SÉRGIO LOPES SANTANA - UFC
Este trabalho foi desenvolvido no Curso Livre de Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho, realizado pela Fiocruz Brasília, por meio de uma parceria com a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, em Fortaleza/CE. O referido trabalho analisou o debate sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com a juventude do campo, dentro de um ambiente de formação escolar, justificou-se pelo grande crescimento de jovens portadores de IST na comunidade. Foram destacadas informações a respeito do cuidado e prevenções que contribuem para uma vida sexual segura. além de tornar os estudantes conscientes da importância do cuidado na hora das relações sexuais. Para isso, tomou-se como referência a experiência de educação dos educandos do ensino médio da Escola do Campo localizada no Município Canindé. Nesse estudo realizou o levantamento de dados sobre as ISTs, verificou a partir de qual idade este debate está sendo inserido na conversa com os jovens, de qual forma e se está sendo explicado aos educandos o risco da transmissão das IST, quais as dúvidas mais recorrentes, dentre outras, e no trabalho de campo foi aplicado um questionário com aos educandos da escola em questão, preservando a identidade destes, e com base nas informações coletadas nos questionários foi apresentado algumas formas de propagação e divulgação de estratégias de cuidado para que os educandos tenham melhores condições de se proteger da contaminação de infecções sexualmente transmissíveis. Os dados analisados mostraram as dificuldades enfrentadas com relação ao debate sobre as IST no âmbito escolar. A pesquisa demostrou ainda diversas dificuldades enfrentadas pelos jovens no âmbito familiar e demais fontes seguras de informação do debate em questão. Assim importância deste trabalho está na possibilidade de compreender que o debate sobre as ISTs seja entendido como um processo de intervenção político-pedagógica nas escolas, em que esse processo deva ter como objetivo discutir e problematizar questões relacionadas à sexualidade e às IST, possibilitando a discussão de diferentes pontos de vista e contribuindo no processo de autoproteção e de saúde sexual para jovens e adolescentes.
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