26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT7 - VISA de Aeroportos, Portos e Fronteiras |
29232 - TELETRABALHO NA GGPAF/ANVISA E A INOVAÇÃO NA ANUÊNCIA DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS PARA SAÚDE SARA FABIANA BITTENCOURT DE AGUIAR - GGPAF/ANVISA, MÔNICA CRISTINA ANTUNES FIGUEIRÊDO DUARTE - GGPAF/ANVISA, SYLVIANN MARCELLE GONCALVES DE SOUZA - GGPAF/ANVISA
Introdução: A inserção do teletrabalho para os anuentes de processos de importação de produtos para saúde trouxe inovação e progressos aos envolvidos na importação. A melhoria na qualidade de vida dos servidores anuentes, a harmonização de procedimentos de análise e a gestão centralizada foram pontos almejados pela Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GGPAF/Anvisa) no projeto do teletrabalho. Com esta estratégia, o ganho foi múltiplo, ao Setor Regulado, à gestão, aos servidores e aos usuários do SUS. Neste sentido, este relato tem por objetivo mostrar os principais resultados alcançados no teletrabalho, no período de 01/03/2018 a 31/08/2018, através da verificação de indicadores de prazo de análise e de qualidade da instrução dos processos de importação. Discussão: A centralização dos anuentes no teletrabalho, que antes trabalhavam dispersos no país, buscou harmonização dos procedimentos de anuência bem como permitir a previsibilidade da análise dos processos de importação, reduzindo custos de armazenagem e taxas em recintos alfandegados. O incremento de produtividade decorrente dessa centralização trouxe eficiência a esse processo na Anvisa. Entretanto, ainda resta equilibrar a celeridade de análise dos processos com o aprimoramento da sua qualidade. Desta forma, ponto primordial permanece a necessidade de capacitação contínua dos servidores anuentes, evitando-se discrepâncias nas análises de processos de Importação. Resultados: Como resultado mais representativo, a previsibilidade da análise dos processos foi destaque. Adicionada à centralização dos processos em um posto virtual, gerenciado por um líder técnico, com resultados significativos em relação à harmonização de procedimentos e a possibilidade de extração de dados e relatórios. Conclusões: Os resultados do levamento foram extremamente positivos em relação à previsibilidade das análises, com consequente redução de custos de importação ao setor regulado. Aos servidores anuentes, a melhoria da qualidade de vida com o teletrabalho, a diminuição do stress com o deslocamento casa/trabalho e autonomia na gestão do próprio tempo para execução do trabalho foram fatores importantes que mostraram os servidores satisfeitos com a adesão ao teletrabalho. Como melhorias para o regime de teletrabalho, foi verificado a necessidade da capacitação continuada aos servidores visto que no teletrabalho, a atualização dos servidores anuentes é ponto chave.
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