Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT7 - VISA de Aeroportos, Portos e Fronteiras

31853 - CONDUTA FRENTE A SUSPEITA DE SARAMPO A BORDO DE AERONAVE NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO – GOVERNADOR ANDRÉ FRANCO MONTORO.
MARIA ANGELA GANDOLPHO - ANVISA PVPAF GRU, ELISABETH CLAUDIA LACHER ADDÔR - ANVISA PVPAF GRU, ALBA NAKAGAKI IKEDA - ANVISA PVPAF GRU, ANNETH ALEXANDRA NEMETH PANNAIN - ANVISA PVPAF GRU, ELISA DA SILVA BRAGA BOCCIA - ANVISA PVPAF GRU, WANDA FORNACCIARI AUGUSTO - ANVISA PVPAF GRU


O comportamento endêmico do sarampo depende da relação entre o grau de imunidade, a suscetibilidade da população e a circulação do vírus. Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, porém desde 2018, o país enfrenta surtos de sarampo. A ANVISA atua seguindo diretrizes da OMS, normas e orientações técnicas do MS, nos quais a detecção e resposta oportuna são fundamentais para evitar a introdução e a disseminação de Sarampo no país. Descrever as ações desenvolvidas, através de um relato de caso, no Aeroporto Internacional de São Paulo (AISP) é o objetivo deste trabalho. As 4:20 horas, a equipe da Anvisa e a Equipe Médica do Aeroporto foram acionadas pelo Centro de Operações de Emergência do Aeroporto (COE). Havia um caso suspeito de sarampo a bordo: um chinês de 12 anos, que apresentava temperatura de 38,1ºC, exantema generalizado céfalo-caudal e estava acompanhado dos pais. Tratava-se de um voo procedente de Buenos Aires, com escala em Guarulhos e destino a Istambul. Neste momento já haviam desembarcado 135 passageiros cujo destino era o Brasil. Atendendo ao descrito no Plano de Contingência para Eventos de Saúde Pública de Interesse Internacional de AISP: ativação da Sala de Crise; determinação de posicionamento remoto da aeronave; ativação da área de triagem; contato com CVE/SP e CIEVS/MS; contato com a Chefia do Posto, que imediatamente se deslocou para o aeroporto a fim de dar suporte as ações e assumir o comando da sala de crise e comunicação do caso à Coordenação de Viajantes e Gerencia Geral de PAF; solicitação a agente cia Aérea para realização de informe sonoro de orientação aos passageiros e preenchimento do Termo de Controle Sanitário do Viajante (TCSV), além de determinar a manutenção da aeração da aeronave. Os viajantes com destino a Istambul foram desembarcados para a área de triagem onde preencheram o TCSV, aguardaram limpeza da aeronave e demais orientações. Solicitado que fosse realizada limpeza de alto nível na aeronave. autoridades de saúde do CVE/SP, CIEVS/MS e Anvisa informaram que não seria realizado o bloqueio vacinal dos contatos a bordo, porém houve divergência de conduta dos entes sobre a autorização ou não do embarque dos 209 passageiros em GRU, estes haviam realizado os procedimentos de emigração. Fato este que interferiu sobremaneira na operação aeroportuária, protocolos de ação em PAF se fazem necessários para harmonização de conduta.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000