26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT7 - VISA de Aeroportos, Portos e Fronteiras |
32024 - PERFIL DERMOGRÁFICO DOS USUÁRIOS DO CENTRO DE ORIENTAÇÃO DO VIAJANTE DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS GOVERNADOR ANDRÉ FRANCO MONTORO ELISABETH CLAUDIA LACHER E ADDÔR - PVPAF - GUARULHOS, MARIA ANGELA GANDOLPHO - PVPAF - GUARULHOS
Conhecer o perfil demográfico da população atendida em um determinado serviço pode colaborar com a gestão pública. O presente trabalho utilizou a base de dados do sistema CIVNET, de emissão presencial do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP que atualmente é utilizado pelas unidades emissoras da ANVISA e credenciadas (públicas e privadas). Foram tabulados os dados referentes aos CIVP emitidos no ano de 2018, no Centro de Orientação do Viajante – COV do PVPAF-Guarulhos localizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos Governador André Franco Montoro. Este aeroporto é considerado o maior Hub da América Latina, e em 2018 registrou movimentação de mais de 42 milhões de passageiros. O número representa um recorde histórico de movimentações, superando a marca alcançada em 2014, com a Copa do Mundo no Brasil. Os dados identificados foram: residência do viajante e nacionalidade, os locais de residência foram agrupados por região e analisados de forma comparativa por porcentagem. Apesar de estar localizado no município de Guarulhos, este COV atende demanda de todo país, em atendimento ao princípio da Universalidade do SUS, em 2018 foram emitidos 39.829 CIVP sendo que para o munícipe Guarulhense foram emitidos apenas 1703 certificados (4,2%). A região sudeste representa 90,9% da demanda, seguida pela região sul com 3,7%. O munícipe da cidade de São Paulo responde pela maioria absoluta da demanda do estado de São Paulo. Também são atendidos estrangeiros, que totalizaram 3.066 atendimentos. A descentralização do serviço, não foi plenamente implementada, pois nem todas as unidades vacinadoras contra febre amarela são emissoras. Para receber o CIVP o cidadão precisava comparecer a uma unidade credenciada, que realizasse transcrição, o que muitas vezes exigia grandes deslocamentos. A presença do usuário na unidade emissora era imprescindível porque a emissão estava condicionada à assinatura do viajante. O cidadão, além de perder tempo, tinha de arcar com os custos do deslocamento. Atualmente o usuário conta com um serviço online, gratuito e descentralizado de emissão do CIVP, sendo o Brasil pioneiro. É sabido que anualmente, são realizadas cerca de 730 mil solicitações de CIVP. Com a transformação digital, há redução de custos para a sociedade e mais controle em relação à emissão dos certificados para a Administração, além do atendimento aos princípios do SUS de descentralização, universalidade, equidade, regionalização e hierarquização.
|