Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT7 - VISA de Aeroportos, Portos e Fronteiras

32032 - PRIMEIRO SIMULADO DE MESA EM PORTOS E AEROPORTOS: RESPOSTA A EVENTO DE INTERESSE À SAÚDE PÚBLICA
JULIO CESAR COLPO - ANVISA, ELISABETH CLAUDIA LACHER E ADDOR - ANVISA, CLAUDIA MARIA DA COSTA SOUZA - ANVISA, MARCELO FELGA DE CARVALHO - ANVISA, OLAVO OSSAMU INOUE - ANVISA, AFONSO INFURNA JUNIOR - ANVISA, RANIELE FERREIRA DE LIMA - ANVISA, ADRIANA AQUINO BARBOSA - ANVISA, RODOLFO NAVARRO NUNES - ANVISA, TERESA AMANDA CORREIA LIMA CASTELO BRANCO - ANVISA, WANDA FORNACIARI AUGUSTO - ANVISA


O Regulamento Sanitário Internacional (2005) preconiza a aplicação de simulados para avaliação da capacidade de detecção, alerta e resposta a Evento de Interesse à Saúde Pública (ESP) em Pontos de Entrada. Após implantação das Capacidades Básicas em Portos, Aeroportos e Fronteiras (PAF), a Gerência de Infraestrutura, Meio de Transporte e Viajantes em PAF/ANVISA, constituiu equipe de assessoria técnica composta por servidores lotados em diferentes postos, nos estados, para organizar, sigilosamente, o primeiro exercício simulado de resposta a ESP em PAF. Os objetivos foram: testar a resposta da Anvisa frente a ESP; avaliar as medidas de resposta e controle adotadas frente a ESP; avaliar a integração entre PAF e o fluxo de comunicação entre os atores envolvidos. Como o exercício deveria surpreender os participantes, servidores lotados em 15 portos e 15 Aeroportos foram convidados a participar de uma "Reunião sobre Discussão de Plano de Contingência em Portos e Aeroportos", que ocorreu em Fortaleza/CE em outubro de 2018. Durante a “reunião”, o simulado foi divulgado ao grande grupo como evento surpresa. A organização elegeu um membro de sua equipe como Controlador de tempo e outros dois como Observadores. Os servidores, participantes, foram segregados em dois grupos de Portos e dois de Aeroportos e alocados em salas separadas, dotadas de computador com acesso livre à internet. Cada grupo elegeu um Relator e um Coordenador. As tarefas foram repassadas pelo Controlador do tempo. O Relator foi responsável pelo registro das respostas de cada tarefa, onde, ao término do tempo estabelecido essas eram entregues ao Controlador de tempo. O Coordenador do grupo foi responsável por monitorar o tempo de cada atividade e auxiliar o Relator. Os Observadores registraram a dinâmica do grupo. O exercício simulado teve a duração de seis horas ininterruptas. No dia seguinte os servidores reuniram-se nos mesmos grupos com o objetivo de discutirem o simulado e, após, foram formados dois grupos, um de porto e outro de aeroporto, e discutidas as decisões tomadas em cada atividade de resposta. Ao final foi elaborado uma matriz FOFA destacando os pontos fracos e fortes do exercício, considerando os aspectos internos e externos para capacidade e resposta a ESP, afim de adoção de medidas de planejamento das ações de vigilância sanitária em Portos e Aeroportos, a exemplo da elaboração de um modelo de Plano de Contingência e Protocolos para harmonização de condutas frente a um ESP.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000