26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT8 - VISA de Produtos - Alimentos - Nutrição, Comunicação e Regulação |
29754 - ESTRATÉGIAS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DESENVOLVIDA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE CAMPINAS JUNTO AO SETOR DE PADARIAS MAURICIO ALBERTO DE ASSUMPÇÃO - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, FABIANA PAVANI DA SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
Trata-se de trabalho educativo desenvolvido pelo serviço de vigilância sanitária de Campinas – SP, no decorrer do ano de 2018, que envolveu 74 padarias e 122 participantes. Foram realizadas 5 oficinas, ancoradas na pedagogia da problematização.
Dada a quantidade de reclamações recebidas através do portal 156 (canal oficial de atendimento ao cidadão), atrelada às limitações de recursos materiais e humanos disponíveis para o pronto atendimento destas solicitações, foi elaborada uma proposta educativa envolvendo as padarias com denúncias, preservando os princípios do SUS de equidade, integralidade e universalidade.
Considerando a diversidade do público participante, que incluiu desde os comércios instalados em regiões nobres, que contam na maioria das vezes com mais recursos financeiros, inclusive com serviço de assessoria até aqueles de caráter familiar, com poucos recursos disponíveis e muitas vezes com baixa escolaridade dos responsáveis, optou-se pelo uso da metodologia “pedagogia da problematização”, cujo método valoriza os saberes individuais adquiridos no decorrer da vida e permite o diálogo com o mundo atual, “fluído”, de mudanças rápidas, onde nem sempre o importante são os conhecimentos ou comportamentos pré-determinados, mas sim o aumento da capacidade do aluno – participante e agente da transformação social – para detectar os problemas reais e buscar soluções originais.
Durante as oficinas, os assuntos abordados referiram-se aos desvios de boas práticas relevantes que constavam nas reclamações e a partir da projeção de vídeos e de algumas denúncias, foram trabalhados temas voltados à higienização adequada das mãos e de hortifrutícolas; acondicionamento adequado dos alimentos; maneiras para se evitar contaminação cruzada; controle de temperatura dos alimentos, etc.
A organização dos saberes gerados permitiu o preenchimento de uma tabela, com campos para anotação de desvios, encaminhamentos, responsabilidades e os prazos para adequação.
As ações educativas desenvolvidas com o ramo de padarias, optando pela pedagogia da problematização, distanciando-se das metodologias tradicionais, apresentaram os seguintes pontos positivos: participação efetiva e ativa de todos, com a valorização dos saberes individuais e o exercício da fala e da escuta; além da aplicação de forma crítica e contextualizada dos conhecimentos adquiridos no dia a dia em prol da oferta de alimentos seguros para a população.
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