26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT8 - VISA de Produtos - Alimentos - Nutrição, Comunicação e Regulação |
32071 - UTILIZAÇÃO IRREGULAR DE BISNAGAS PLÁSTICAS REUTILIZÁVEIS COM MOLHO GUILHERME VINICIUS SANTOS CORRÊA - UNIFIO, BRUNA DA ROS RODRIGUES - UNIFIO, JOYCE CRISTINA DE CASTRO - UNIFIO, THAIRINE YUMI FERREIRA - UNIFIO, TIAGO TORRECILLAS STURION - UNIFIO, BRENO FERNANDO MARTINS DE ALMEIDA - UNIFIO
Ao chegar numa lanchonete, o pedido costuma acompanhar bisnagas com molhos, quase sempre de maionese caseira. Mas é pouco sabido que estes podem ser prejudiciais à saúde, podendo gerar diversos prejuízos ao consumidor. Contudo existem leis que proíbem o uso de bisnagas com molhos, além de penalizações para o estabelecimento que esta irregular com a legislação.
Os molhos estão predispostos às contaminações por diversos microrganismos patogênicos, principalmente as bactérias.
A Resolução SS 142/93 diz que é vedado para ambulantes, o uso de bisnagas plásticas, devendo ser oferecidos sachês e contendo obrigatoriamente o prazo de validade. Segundo a Lei nº 8.078/90, a embalagem também deve ter a data de fabricação e os ingredientes utilizados, estampados de forma nítida, e segundo a RDC 26/15, a embalagem deve ter a declaração de conteúdos alérgicos.
O objetivo desse trabalho foi instruir a partir de palestras, representantes de estabelecimentos de alimentação coletiva, sobre a proibição do uso de bisnagas plásticas, além de informar o correto procedimento a ser utilizado. O mesmo consistiu em promover palestras aos representantes de 35 estabelecimentos do ramo alimentício, de forma a instruir os mesmos sobre as irregularidades no uso de bisnagas ou outros possíveis recipientes reutilizáveis, para fracionamento de molhos e fornecimento ao consumidor, assim como conscientizar dos riscos que esta pratica traz para a população. Foi realizada uma pesquisa, através de dois questionários, que foram aplicados antes e após a apresentação, avaliando o conhecimento deste público sobre o assunto.
O projeto cumpriu seu objetivo, conscientizando o público que teve acesso à palestra. O questionário demonstrou que boa parte dos que assistiram à palestra, mudaram de ideia sobre os riscos que esta prática pode trazer a população. O projeto também serviu para nos preparar ao mercado de trabalho, onde adquirimos novos conhecimentos quanto a legislação vigente, além de praticarmos o atendimento ao público, fundamental para nosso desenvolvimento pessoal e na tomada de decisões.
|